segunda-feira, 13 de abril de 2009

Projeto Circuito Pixaim: objetivos



O projeto Circuito Pixaim integra o programa Pixaim, que prevê várias ações voltadas para comunidades de Cuiabá. O objetivo é levar a vários grupos sociais, em especial as mulheres e meninas negras dos bairros periféricos e comunidades quilombolas, a discussão sobre padrões de beleza instituídos pela sociedade, bem como a organização do discurso político destas mulheres, além de uma oportunidade de geração de emprego e renda.

É o que explica a coordenadora de Projetos da Cufa-MT, Karina Santiago. Segundo ela, as oficinas têm o objetivo de discutir sobre estética e sobre a valorização da beleza negra, mas também dar uma oportunidade de mudança aos participantes das atividades. “Quem sabe não poderá sair daqui do bairro uma cabeleireira ou outra profissional que lide com a estética? Esta é uma possibilidade real que está sendo mostrada a estas mulheres. No bojo disso tudo, há a valorização da beleza negra, o respeito às diferenças, o incentivo ao empreendedorismo”, comentou ela.

As oficinas do projeto Circuito Pixaim serão ministradas por mulheres da CUFA e parceiras no projeto. Ana Fashion, cabeleira especializada em beleza negra, ministrará o curso de tranças. Já o de teatro, será ministrado por Jácilla Moraes, coordenadora da Cia. De Teatro Barulho da Cufa-MT e a jornalista Neusa Baptista, autora do livro “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar”, ministrará as oficinas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário