quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Alunas da oficina de trança da CUFA destacam a geração de emprego e renda

Começaram nesta semana as oficinas do Ponto de Cultura Pixaim

Por Ederson Déka


Alunas e professora (de azul) no primeiro dia de aula

Começaram as oficinas do Ponto de Cultura Pixaim no Centro Esportivo Cultural CUFA, no Bairro São João Del Rei. As oficinas oferecidas pelo Ponto de Cultura Pixaim são as de trança afro, bonecas negras e teatro. O Ponto de Cultura tem a duração de três anos e além das oficinas oferecerá biblioteca infantil e brinquedoteca a comunidade.

As oficinas de trança contam com 20 inscrições, que além de proporcionar o aprendizado de uma futura profissão discute a valorização da estética negra. Esta discussão esta sendo feita com momentos de leitura do livro “Cabelo Ruim?” de Neusa Baptista, coordenadora Núcleo Maria Maria. As participantes estão animadas com a oficina e a oportunidade de aprender algo diferente e também da possibilidade de ganhar um “dinheirinho” quando aprenderem a trançar.

È o caso da jovem Luana Oliveira da Silva dos Santos (18), estudante, moradora do bairro Vila Nova que afirma gostar do seu cabelo, que é crespo, além de aprender técnicas para mudar o visual: “Quero aprender a trançar para mudar o meu próprio visual e também trabalhar com isso futuramente”, ressalta a jovem.


Já a dona de casa Juliana da Cruz Campos (27), moradora do bairro Novo Milênio, mãe de duas meninas afirma que a oficina servirá tanto para cuidar do cabelo de suas filhas quanto para aumentar a renda familiar. “È um pouco difícil, mas estou animada em aprender”, ressalta Juliana.

A oficina também atraiu profissionais da beleza! Uma delas é Solange dos Santos Borges (32), do bairro Jardim Vitória. Ela diz que seu objetivo principal é “melhorar profissionalmente”, pois um profissional capacitado na sociedade atual significa melhores oportunidades de emprego e renda.

As oficinas estão sob o comando da trançadeira Delânia Neris, e acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 14 as 17 horas. As inscrições ainda podem ser feitas pelo e-mail pontodeculturapixaim@gmail.com e pelo telefone (65) 3665 1064.

Nenhum comentário:

Postar um comentário