sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Novidade: Kit pedagógico do Projeto Pixaim será distribuído a escolas públicas


Personagens do livro se tornarão bonecas de pano em ação inovadora da CUFA-MT

Por Fernanda Quevedo

Alunos da Escola Manoel Corrêa em Várzea Grande animados com as oficinas do Pixaim

Colocar em prática a Lei 10.639/03, que obriga as escolas a tratarem da História da África e da contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira, ainda é um desafio para muitos educadores. Uma das dificuldades apontadas é a falta de materiais específicos e de uma linguagem que atraia o aluno.

Seis escolas de Cuiabá e Várzea Grande passarão por uma experiência diferenciada neste sentido. Trata-se da ação Pixaim nas Escolas, coordenada pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT), que levará para as escolas kits pedagógicos exclusivos, elaborados pela CUFA-MT com base no livro “Cabelo Ruim?”, contendo exemplares do livro e as três personagens da obra em forma de bonecas de pano, além de um mini cenário de teatro, uma camiseta do projeto e uma bolsa.

Envolvimento dos alunos nas atividades

A Cooperativa Dom e Arte, da cidade de Dom Aquino, assina a confecção das bonecas de pano, que estão sendo feitas com base nas características de Bia, Tatá e Ritinha, num trabalho artesanal que também contribui para gerar renda para as cooperadas. “Este material ajudará o professor no desenvolvimento de atividade lúdicas, não apenas no que se refere ao tema do projeto, que é o preconceito racial, mas também de outros que surgem em seu cotidiano escolar”, comentou a coordenadora de projetos da CUFA-MT, Karina Santiago.

Os kits serão utilizados nas atividades da Roda de Leitura. Também estão sendo oferecidas oficinas de Tranças e Bonecas Negras. A ação já está em andamento nas escolas Manoel Corrêa de Almeida, em Várzea Grande, e Bela Vista, em Cuiabá. Em 2011, vai atender a mais quatro escolas públicas, num total de seis escolas estaduais. A ação conta com o patrocínio do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação.

Tatiane Amorim ministrando oficina de trança

O projeto Pixaim nas Escolas vai atender a alunos de 12 a 14 anos e além das escolas citadas, percorrerá também as escolas estaduais Dom José do Despraiado, Professor Rafael Rueda, Hélio Palma de Arruda e Padre Ernesto Camilo Barreto.

Cronograma

Cada escola receberá o projeto durante dois meses. Na Roda de Leitura, durante a semana, serão levadas para a sala de aula a discussão sobre temas como a beleza, a autoestima, a auto aceitação e o racismo de uma forma diferente, explica uma das coordenadoras do projeto, Neusa Baptista. “A partir dos ícones de beleza que esta garotada tem hoje, vamos questionar os padrões de beleza aos quais seguimos, e notar o quanto os negros estão excluídos como modelos de beleza e, mais importante, o por quê disso. Nossa intenção não é levar nada pronto, mas trabalhar junto com o aluno e com os materiais que ele já conhece”. Para tanto, serão utilizados recursos como revistas, Internet e outros elementos do mundo adolescente em atividades realizadas nas aulas de História, Educação Artística e Língua Portuguesa. O horário de aulas foi cedido pelos professores para a realização do projeto.

Cor do texto
Adolescentes esbanjando beleza na passarela

Aos finais de semana, serão oferecidas oficinas de tranças afro e bonecas de pano negras, voltadas tanto para os alunos como para a comunidade, dentro das atividades do Programa Escola Aberta. A atividade, que começou no último dia 18 de outubro nas salas de aula, já realizou oficinas de tranças e bonecas negras com alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries. No próximo sábado (6) será dada continuidade às oficinas práticas.


SERVIÇO


O que: Projeto Pixaim nas Escolas

Onde: Escolas de Cuiabá e Várzea Grande

Quando: Escola Bela Vista (Cuiabá) as segundas das 8h às 17h e as terças das 14h às 17h e na Escola Manoel Corrêa de Almeida (Várzea Grande) as quartas e quintas das 7h às 11h.

Realização: Núcleo Maria Maria da CUFA (Central Única das Favelas de Mato Grosso)

Mais informações: (65) 3665 1064, 9226 0944, 9984 1042.

Acompanhe a cobertura:

www.projetopixaim.blogspot.com e cufamatogrosso.wordpress.com

Twitter – @pixa_im e @cufamtogrosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário