quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O homem está cuidando mais de sua aparência

Essa é a realidade, mas ainda faltam cuidados específicos para os homens de cabelo crespo que são obrigados a seguir uma tendência de corte

Por Neusa Baptista


Conversando sobre beleza: Karina Santiago,Neusa Baptista e Jair Vips

O universo da beleza cria e recria produtos e lança tendências, mas essas direcionadas, em sua maioria, para o público feminino. Percebemos isso nos diversos serviços oferecidos para elas nos salões de beleza. Mas agora, chamamos atenção para o setor de beleza masculina nacional, ele movimenta R$ 800 milhões, 10% do mercado cosmético, segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Sabemos também que a “onda” agora é alisar, alongar e deixar as madeixas “calmas”. Mas está faltando algo: onde os homens se encaixam nesse universo ultra feminino? E os homens de cabelo crespo? Qual opção sobra para eles?

Ederson Fernandes (sentado) em início da lapidação do seu cabelo por Jair Vips (em pé)

Contrariando essa tendência, o Projeto Pixaim, coordenado pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT), visitou nessa quarta (19), o salão de beleza Jair Vips, parceiro do projeto no Probeleza 2010, localizado no bairro CPA IV, que está despontando como uma das referências em cuidados com cabelo crespo, o dito “pixaim”, ou “ruim”.

A visita consistiu num bate-papo entre Karina Santiago, vice-presidente Nacional da CUFA, Neusa Baptista, coordenadora do Projeto Pixaim e o cabeleireiro Jair Vips. Assunto: Beleza. “O projeto entende que o homem, especificamente o de cabelo crespo, não tem as mesmas possibilidades de arrumação que as mulheres e os homens de cabelo liso, ou seja, muitas vezes não têm outra opção a não ser cortar baixinho ou até mesmo raspar. Isso, de alguma forma, é negar o cabelo crespo”, comentou Karina Santiago.

Trabalho concluído, satisfação total
Aceitação

“Sempre cortava o meu cabelo bem baixinho, porque assim não precisava pentear e era uma forma de fugir das piadinhas dos meus colegas. Conheci o Projeto Pixaim o ano passado e senti vontade de deixar meu cabelo crescer. Quando ele começou a ficar enorme, meus amigos, parentes e pessoas na rua riam de mim. Mas eu sempre me perguntava: Por que eu tenho que ser do jeito que as pessoas querem? Depois 10 meses, já tenho a resposta: Elas se preocupam com o que os outros falam delas. Eu não!”, comentou o professor Ederson Fernandes, cliente do salão e um dos coordenadores da CUFA-MT.

Segundo o cabeleireiro Jair Vips, o cabelo crespo precisa de cuidados especiais, pois possui uma estrutura diferenciada.Ele reclama que muitos cabeleireiros não estudam sobre isso, e acabam prejudicando seus clientes, além de impor um visual que desvaloriza sua imagem e sua etnia. “O trabalho no cabelo crespo é artístico, minucioso. É como lapidar um diamante. O cabelo do Ederson estava grande, mas sem forma. Eu apenas cortei no lugar certo, valorizando sua expressão facial”.

Informações: 3665-1064

Salão de Beleza Jair Vips: 3649-3810

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir