sábado, 31 de outubro de 2009

Projeto Pixaim faz bonito no Festival Calango 2009

O Projeto Pixaim fez a cabeça de quem passou pelo Festival Calango 2009. Nesta sexta e sábado, as meninas formadas pelo Projeto estão trançando as cabeças com tiaras, penteados e tererê a preços populares. Esta é uma forma de gerar renda para as trançadeiras e, ao mesmo tempo, disseminar a idéia da valorização da estética negra, a idéia primordial do Projeto.



O Projeto Pixaim tem como objetivo levar a mulheres da periferia a discussão sobre temas como autoestima e auto-aceitação, questões de gênero e em especial a valorização da mulher negra, que é maioria nas periferias de Cuiabá e de outras cidades do País. A primeira fase do projeto aconteceu entre os meses de abril e julho de 2009, no bairro Alvorada, onde foram formadas cinco trançadeiras, ministrada oficina de teatro, leitura e realizadas diversas atividades de formação.
Desde então, as trançadeiras formadas pelo Projeto frequentam eventos trançando a preços populares ou gratuitamente, como forma de exercitar a prática, difundindo a valorização da estética negra. Desta vez, elas invadiram um espaço totalmente diferente, habitado pelos amantes do hard rock, em sua grande maioria jovens, porém as tranças fizeram sucesso, confirmando a aceitação deste tipo de penteado entre negros e não negros. "Quero seguir minha cor, minha raça, mudar o aspecto do meu cabelo. Minha família toda é negra então eu quero assumir esta origem", comentou a estudante Polyana dos Santos Moreira, de 21 anos, uma das pessoas que foram trançadas no stand da Cufa-MT e do Projeto Pixaim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário