quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pixaim valoriza estética negra no Viradão Esportivo


Atividade integrará o conjunto de ações sociais do evento

Nem só de esporte será composto o “Viradão Esportivo”, maratona de 33 horas de atividades que será promovida neste sábado e domingo pela Central Única das Favelas em parceria com PELC (Programa Esporte e Lazer na Cidade), Rede Globo, SESI, Sportv, Unesco, Ministério do Esporte, Ministério da Justiça e as Secretarias de Estado de Esporte e Lazer e de Educação. Além de suar a camisa, quem passar pelo Viradão poderá sair de lá embelezado com as tranças africanas feitas pelas “meninas” do Projeto Pixaim, coordenado pelo Núcleo Maria Maria, da Cufa.

A ação será realizada em todos os estados brasileiros, com atividades diferenciadas organizadas pelas Cufas locais. Em Mato Grosso, vai mobilizar Cuiabá, Sinop, Várzea Grande, Acorizal e Aripuanã, com cerca de 60 atividades, compondo a maior maratona esportiva da qual já se teve notícia no País.

Como é típico da Cufa, junto do esporte estarão as ações sociais e de conscientização. Aí se encaixa o Projeto Pixaim. As tranças serão feitas gratuitamente pelas trançadeiras, ex-alunas do Projeto, integrantes da primeira turma, formadas em julho deste ano. A participação em eventos sociais e culturais contribui para melhorar a prática na confecção da trança e exercitar o voluntariado. “Além de uma atividade de recreação e lazer, a trança é a oportunidade que muitos jovens e crianças negros têm de se arrumar, de se ver com uma aparência mais positiva.
Também é uma ação de conscientização sobre a importância de valorizar a estética negra, que é a idéia principal do Projeto Pixaim”, explica a coordenadora de Projetos da Cufa-MT, Karina Santiago. No stand do Projeto Pixaim também estará em exposição o livro “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar”, que é utilizado nas atividades de leitura do projeto.
Em Cuiabá, as atividades do Viradão acontecem simultaneamente em vários pontos da Capital, entre eles o campo de futebol e as quadras de esporte da Universidade Federal de Mato Grosso e as escolas estaduais Machado Neves, do Bairro Cidade Alta e Senador Azeredo, no Centro. Em Várzea Grande, o Viradão vai para escolas públicas e para o SESI Clube, no bairro Cristo Rei.
A programação do Viradão inclui, além dos esportes tradicionais, como futebol e voleibol, o Basquete de Rua, o futebol americano, que acontece em Sinop, apresentações de skate e break e show com o rapper Linha Dura.
A programação começa as 9 horas em todos os locais. O show acontece à partir das 12:30, no SESI Cristo Rei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário