terça-feira, 24 de novembro de 2009

Projeto Pixaim, da CUFA, vai ao exterior

Documentários produzidos sobre o projeto concorrem a premiação internacional

Por Neusa Baptista


Foto de Divulgação - Por Dafne Spolti

A série de três documentários sobre o Projeto Pixaim, da CUFA (Central Única das Favelas de Mato Grosso) produzidos pela TV Preto no Branco (TV PNB), estão concorrendo ao IBDA'A AWARDS 2009, promovido pelo Dubai Media City. A premiação é voltada para estudantes de comunicação e graduados de todo o mundo e será realizada na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, premiando as categorias fotografia digital, documentário em TV e jornalismo.

Os candidatos viajarão para Dubai, tendo todas as suas despesas pagas para participar da cerimônia, cortesia da Dubai Media City. Os vencedores receberão estágios de prestígio, prêmios e troféus.

Produzida em julho pelo jornalista Thyago Mourão, a série de três filmetes de interprogramas mostra os principais aspectos do Projeto Pixaim: a geração de renda, a autoestima e mostra a reação de pessoas na rua às participantes do projeto, que desfilaram com tranças afro pelo centro de Cuiabá. No documento, também há depoimentos das trançadeiras formadas pelo projeto, dando conta das mudanças econômicas e pessoais ocorridas durante a participação na atividade.

Desenvolvido pelo Núcleo Maria Maria, da Central Única das Favelas (CUFA-MT), o Projeto Pixaim tem o objetivo de levar a vários grupos sociais, em especial às mulheres, a discussão sobre os padrões de beleza instituídos na sociedade e sua relação com as características específicas da estética dos negros.

A próxima atividade do Projeto Pixaim acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, durante a 5ª Edição do Festival Consciência Hip Hop, quando serão oferecidas oficinas de tranças afro para as mulheres do bairro São João Del Rey, como parte da programação do evento. Também serão realizadas atividades de leitura para crianças do bairro.

+ Acesse a TV CUFA MT e veja todos os documentários do Pixaim

Nenhum comentário:

Postar um comentário