domingo, 24 de janeiro de 2010

Ponto de Cultura Pixaim é apresentado às lideranças de bairro

Presidentes dos bairros próximos ao Centro Esportivo Cultural CUFA são convidados a debater metodologia de projetos a serem desenvolvidos no espaço

"Negão" Vice Presidente do bairro São João Del Rei, Marcos Vidal e Joana do bairro Manduri


O recém-inaugurado Centro Esportivo Cultural CUFA abriu suas portas na última sexta-feira para presidentes de associação de moradores dos bairros próximos ao centro. A intenção é debater junto a comunidade as metodologias a serem utilizadas em dois dos projetos que estão sendo desenvolvidos no espaço: o Ponto de Cultura Pixaim, e o jornal comunitário Dialéto, capitaneados respectivamente pelo Núcleo Maria Maria e pelo Favela Comunicação (Núcleo de Comunicação CUFA-MT).

A reunião contou com a presença de Marcos Vidal, Presidente do Bairro Manduri, Joana Oliveira, moradora do mesmo bairro; Nabor Oliveira, presidente do bairro Liberdade, e a sua esposa Dolores Oliveira; Francisco Lino, presidente do bairro Novo Milênio, Antônio Rodrigues do Coxipó Mirim, e “Negão”, do Bairro São João Del Rey; Joana Sene e Gabriel Amorin, moradores do Bairro Jardim Fortaleza. Joana trabalhará no Projeto Pixaim como instrutora do curso de artesanato.



Dolores e Nabor Oliveira do bairro Liberdade e Francisco Lino do Bairro Novo Milenio


Dentre as questões discutidas, estava a distância entre o bairro e outro, o que pode refletir diretamente nas oficinas do Ponto de Cultura Pixaim, haja vista que as oficinas serão realizadas no período vespertino e aos finais de semana. Os presidentes destacaram que a dificuldade não será um empecilho, já que a proposta do projeto é de relevância para a comunidade.

Outro ponto debatido com a comunidade foi o jornal comunitário Dialeto, iniciado no Bairro Alvorada. A idéia é que o jornal seja um veículo de comunicação do bairro onde a CUFA esta instalada. Porém o Centro Esportivo tem a missão de oferecer atividades esportivas e culturais aos bairros próximos ao centro, que ao todo somam 10 (bairros).


Francisco apreciando o Jornal Dialéto

Assim, os presidentes de bairro, decidiram junto a CUFA, que cada bairro, será o foco de cada uma das edições do jornal, que será mensal, atendendo assim cada um deles. A ordem dos bairros será estabelecida por sorteio.


Todos os presidentes de bairros presentes declaram apoio à CUFA em especial, no que diz respeito a mobilização de moradores para as atividades a serem desenvolvidas no Centro. Uma próxima reunião foi marcada para o dia 27, desta vez para ouvir as mulheres que serão usuárias do Ponto de Cultura Pixaim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário