terça-feira, 9 de março de 2010

Empreender também é Cultura

Ponto de Cultura Pixaim da CUFA MT atende cerca de 200 pessoas na Feira do Empreendedorismo, no Pedra 90


Por Ederson Déka

Nesse último fim de semana, a CUFA-MT esteve presente na Feira do Empreendedorismo do SEBRAE-MT, no bairro Pedra 90, na Escola Estadual Rafael Rueda, evento coordenado por Patrícia Chaves Figueiredo Seixas, Gestora do Projeto: Desenvolvimento do Empreendedorismo em bairros.

A CUFA-MT montou um Stand onde foram apresentadas as ações do Ponto de Cultura Pixaim: Oficina da Trança, Boneca Negra e Teatro. Essas atividades estão sendo desenvolvidas no Centro Esportivo e Cultural da CUFA e a valorização da cultura negra bem como a geração de emprego renda, são os fundamentos do projeto.


Trupe de Palhaços Tchutchucão

Nos três dias de evento passaram pelo Stand da CUFA-MT, aproximadamente 200 pessoas, sendo que, dessas, 70 foram atendidas pelas alunas trançadeiras da Oficina de Trança, 60 receberam instruções sobre a confecção de Boneca Negra.


Já a, Trupe de palhaços Tchutchucão coordenada pelo professor de teatro da CUFA, Carlos Franscisco, atingiu a totalidade de pessoas no evento, em especial as crianças. Vestida de palhaço a trupe demonstrou que trabalho e alegria caminham lado a lado

Para a CUFA-MT a Feira do Empreendedorismo não serviu apenas para apresentar suas ações, mas para descobrir talentos, é o caso de Leila Carla Moreira da Costa (17) estudante, moradora do bairro Pedra 90 e participante da fanfarra da escola. A adolescente se mostrou trançadeira autodidata, e impressionou a todos com sua habilidade ao trançar.

Outra jovem que apresentou o seu talento foi Tatiane Amorim de Figueiredo (18), estudante e moradora do bairro Sol Nascente, que afirmou nunca ter traçado cabelo antes. Porem na feira ela trançou mais de dez meninas.

Tainara Alves e Delania Neris, oficineira de tranças do Ponto de Cultura Pixaim
Outro ponto fundamental da Feira foi a oportunidade de firmar parcerias, discutir idéias e fomentar a geração de renda, foi o caso de Luciane Campos, moradora do CPA, ela é artesã e confecciona bolsas, em conversa surgiu à possibilidade de uma parceria conjunta, essa que visa à promoção da Economia Solidária.

A coordenadora do evento Patrícia Chaves Figueiredo Seixas, afirmou que o objetivo desse trabalho foi promover a discussão sobre sustentabilidade, geração de renda, trazer cursos de capacitação e acima de tudo, valorizar a história tanto do lugar quanto dos seus colaboradores, ela disse ainda: “Faça suas próprias escolhas, não permita que escolham por você, não escolher já é uma escolha”.

Conhecer novas pessoas, discutir outros conceitos, e estar aberto para o dialogo, deve ser a postura de um empreendedor. A troca de experiências é necessária e pode-se dizer que a Feira do Empreendedorismo do SEBRAE-MT, no bairro Pedra 90 foi uma escola.










2 comentários:

  1. Olá pessoal,

    Nossos parabéns, pelo projeto pixaim, o indicamos no nosso twitter @Diasporando e em breve comentaremos no nosso site: www.diasporando.net, participem da nossa rede!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Larissa.
    Estou fazendo meu tcc esse ano sobre a cultura afro no Brasil e queria saber se vocês podem ajudar fazendo alguma palestra pra minha sala do magistério.
    Se puder mande um email para lah_c10@hotmail.com
    ou ligue 22795973.
    Grata

    ResponderExcluir