quinta-feira, 1 de abril de 2010

Alunas recebem certificado nesta quinta

A atividade faz parte das ações do Ponto de Cultura Pixaim e beneficiou mulheres de vários bairros periféricos de Cuiabá

Por Ederson Déka

A estética negra está cada dia ocupando o seu espaço. Prova disso é que a CUFA-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) faz entrega dos certificados de conclusão das oficinas de Trança Afro e Bonecas Negras ofertadas pelo Ponto de Cultura Pixaim. A cerimônia acontecerá na próxima quinta (1º), às 14h no Centro Esportivo e Cultural CUFA, no bairro São João Del Rei, onde as aulas acontecem desde fevereiro.

Esta será a primeira turma formada pelo Ponto de Cultura Pixaim, cujas ações estão respaldadas no conceito da Economia Solidária, ou seja, a tomada de postura assumindo o papel de protagonista em busca de melhorias sociais, entre elas a geração de renda.

Durante os dois meses das oficinas, que são oferecidas gratuitamente, as mulheres obtiveram tanto o ensino teórico como o prático. Prova disso foi a participação delas na feira do Empreendedor, realizada pelo SEBRAE no Bairro Pedra 90, no mês de março.

Entre as atividades teóricas, bate-papo sobre diversos temas relacionados ao universo feminino e leitura e discussão do livro “Cabelo Ruim?”, da jornalista de Neusa Baptista, coordenadora do projeto.

As formandas recebem com alegria e satisfação o certificado de conclusão, pois “as oportunidades são poucas e quando elas aparecem temos que pegar”, afirma a cabeleireira Solange dos Santos Borges (32), moradora do bairro Jardim Vitória. Ela ainda conclui: “Foi uma luta terminar o curso devido à distância da minha casa, mas não podia perder essa oportunidade, pois vou me mudar para Rondonópolis e lá apresentarei o que aprendi na oficina de trança, ou seja, vou ganhar meu ‘dinheirinho’”.

Isso não significa que as oficinas contemplaram apenas as expectativas de profissionais da beleza, como é o caso da Solange. O projeto trouxer mais sentido para a vida de algumas jovens. Uma delas foi à estudante Luana Oliveira da Silva dos Santos (18), moradora do bairro Vila Nova do Coxipó. “Saí da rotina, pois ajudo meu pai em seu mercadinho. Essa oficina me ensinou a valorizar quem sou. Por isso, digo para quem não fez o curso, para irem até a CUFA e fazer a inscrição porque só terá a ganhar com esta experiência”.

A valorização pessoal também foi destaque na vida de Ludmila Ribeiro Chaves, estudante de apenas 14 anos. Também moradora do bairro Vila Nova do Coxipó, a adolescente afirma: “A oficina de trança mudou meu dia-a-dia, pois meu trajeto era casa-escola-casa. Participando desse projeto na CUFA, minha família reconheceu meu empenho no aprendizado e, além disso, mudei a estética do meu cabelo, isso também chamou atenção dos meus colegas”.

Bonecas

Na oficina de bonecas, quem mal sabia costurar agora constrói belas bonecas negras, vestidas com roupas coloridas e ostentando penteados inspirados no visual rastafári. As bonecas negras confeccionadas no Ponto de Cultura Pixaim fizeram sucesso na última edição do Teia 2010, o encontro dos Pontos de Cultura de todo o País, que aconteceu em Fortaleza entre os dias 25 e 31 de março. Entre as alunas, percebe-se que o curso fez muita diferença. Uma delas é a estudante Raquel Gonçalves Guimarães (21), moradora do bairro Novo Milênio: “Aprendi a ter mais paciência e a conviver com as pessoas, pois ficava em casa sem fazer nada. Hoje, fiz novas amizades e minha vida mudou muito e digo sempre para minhas amigas: Vai lá fazer o curso na CUFA, não sabe o que “ta” perdendo”.

A dona de casa Helena do Nascimento (35), moradora do bairro Novo Milênio compartilha do mesmo sentimento e acrescenta: “Quando saio de casa para ir para a CUFA, digo à minha família e colegas que eu vou brincar de boneca. Mas essa é uma brincadeira séria, pois o meu objetivo é aperfeiçoar e vender essas bonecas, pois o meu negócio é ter renda e, eu vou conseguir”.

E não para por ai. Juliana da Cruz Campos (27), casada, dona de casa e moradora do bairro Novo Milênio afirma: Quando comecei o curso achei que não ia sair nada, mas quando vi a boneca pronta parece que foi um filho que nasceu. Outro fato importante. Eu não sabia costurar, agora que aprendi, costuro as roupas das crianças e as do meu marido rapidinho”.

As oficinas unem gerações. Um exemplo disso é Maurina Rodrigues Vilalvea (52), faxineira moradora do bairro Jardim Fortaleza que afirma: “A gente fica mais jovem, calmíssima, não tem nada que me estressa na oficina e aqui é uma diversão, uma festa!”.

Todas as participantes deixaram uma mensagem para aquele que não conhecem as oficinas do Ponto de Cultura Pixaim: “Nós entendemos que a amizade foi um dos maiores ganhos nessa oficina. Então, venham se juntar a nós. É bom estar aqui, pois somente pensamos em coisas boas. Venham!”.

Novas inscrições

Estão abertas as inscrições para a próxima turma das oficinas de bonecas negras e tranças. As aulas começam no dia 27 de abril. Mais informações: 3665 1064.

Nenhum comentário:

Postar um comentário