sábado, 3 de abril de 2010

Ponto de Cultura Pixaim forma onze novas profissionais

Formatura aconteceu no Centro Esportivo e Cultural CUFA-MT cercada de muita emoção

Por Ederson Déka


Luana Oliveira dos Santos (à direita)


“Saí da rotina, essa oficina me ensinou a valorizar quem sou, por isso, digo para quem não fez o curso, para irem até a CUFA e fazer a inscrição. Não perderá nada”. Esse foi o depoimento de Luana Oliveira da Silva dos Santos (18), estudante e moradora do bairro Vila Nova do Coxipó, emocionada ao receber o seu certificado de conclusão do curso de trança afro, oferecido pelo Ponto de Cultura Pixaim. Ela sabe que agora possui o seu espaço no mercado de trabalho, uma das propostas fundamentais do projeto.

Luana foi uma das trançadeiras formadas na primeira turma do Ponto de Cultura Pixaim. A cerimônia de entrega dos certificados reuniu familiares e membros da comunidade no último dia 1º, no Centro Esportivo e Cultural CUFA-MT, no bairro São João Del Rei.


Ludmila Ribeiro Chaves (à esquerda)

Mas, um dos exemplos marcantes foi a estudante Ludmila Ribeiro Chaves (14). Segundo ela, o curso foi muito importante para sua formação pessoal. Ela ainda destacou: “A oficina de trança mudou meu dia-a-dia, pois meu trajeto era da casa para a escola. Participando desse projeto na CUFA, minha família reconheceu meu empenho no aprendizado e, além disso, mudei a estética do meu cabelo. Isso também chamou a atenção dos meus colegas”.

A emoção tomou conta das formandas, que se despediram da oficina já pensando nos próximos passos, a montagem do Salão Pixaim e do Ateliê, onde as artesãs irão começar a confeccionar as bonecas para vendas.A idéia é que as próprias ex-alunas ajudem na organização do espaço, que vai ser seu local de geração de renda.

Raquel Gonçalves Guimarães (à esquerda)

Além das bonecas, as mulheres trouxeram ao encontro trabalhos artesanais como pinturas em pano de prato, modelagem e crochê. Uma delas, muito satisfeita, foi Raquel Gonçalves Guimarães (21), casada, estudante e moradora do bairro Novo Milênio. “Aprendi a ter mais paciência e a conviver com as pessoas, pois ficava em casa sem fazer nada. Hoje, fiz novas amizades e minha vida mudou muito”.

Alunas do Ponto de Cultura Pixaim

Todas as participantes das oficinas deixaram uma mensagem para aquelas que não conhecem as oficinas do Ponto de Cultura Pixaim: "Nós entendemos que a amizade foi um dos maiores ganhos nessa oficina. Então, venham se juntar a nós é bom estar aqui, pois somente pensamos em coisas boas. Venham!"

Antonio Rodrigues de Souza- Coxipó Mirim (camisa verde)

Presidentes de bairro também marcaram presença na entrega dos certificados. Um deles foi Antonio Rodrigues de Souza (72), morador do bairro São João Del Rei e presidente da Associação de moradores de Coxipó Mirim. “É muito importante a oferta desses cursos, pois aqui não tínhamos nada desse jeito. A melhor coisa que aconteceu aqui para nós foi a vinda da CUFA para essa região, na minha opinião todos os bairros tinham que ter uma CUFA”.


As inscrições para as novas turmas já estão abertas.
Mais informações: 3665 1064.














Um comentário:

  1. Salve salve a tds os irmãos e irmãs contribuintes para essa realização, q Deus ilumine vossos caminhos e abençoe seu dia-a-dia. Projeto muito importante para as comunidades, com uma bela visão d oportunidades para o nosso povo.

    Irmãos fique na paz d Cristo.

    ResponderExcluir