sexta-feira, 28 de maio de 2010

Caravana Pixaim estimula o acesso e a fruição dos bens culturais em Várzea Grande

Na escola Sarita Baracat, o projeto também foi uma motivação a mais para alunos e funcionários

Por Fernanda Quevedo




Apresentação infantil de Cururu e Siriri na Escola Sarita Baracat


A Caravana do Projeto Pixaim esteve na manhã desta terça-feira (18) na escola estadual Sarita Baracat, localizada no Bairro Parque do Lago, em Várzea Grande. A Caravana é uma ação do Núcleo Maria Maria da CUFA MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso), que circulará 10 escolas no município, passou por mais dez em Cuiabá e depois segue para escolas do interior do Estado. Toda ação é patrocinada pelo Grupo André Maggi por meio da Lei Rouanet.

A escola Sarita Baracat atende cerca de 600 alunos dos mais diversos bairros como Unipark, Jardim das Oliveiras, Santa Clara, Maringá I, II e III e também do bairro 8 de Março. A escola recebeu o projeto com grande emoção e mostrou sua capacidade de organização e mobilização, além de demonstrar o incentivo à diversidade cultural por meio de atividades extra-curriculares do Programa Mais Educação.



Escola Sarita Baracat em Varzea Grande


Em boa parte das escolas pelas quais o Projeto Pixaim passa, as crianças perguntam qual é o valor para assistir a peça, o que reflete como o direito e acesso à fruição cultural ainda não é de conhecimento de todos, em especial das crianças. Isso faz com que o Projeto Pixaim abra ainda mais o leque de responsabilidades, dando acesso aos bens culturais produzidos por uma sociedade e incentivado pelo Estado com políticas como a Lei Rouanet.

É o que confirma Ana Auxiliadora, coordenadora da escola. Segundo Ana, a peça de teatro Cabelo Ruim é uma motivação a mais para os alunos: “Foi muito bom essa peça ser apresentada aqui, e contribui para a diversidade cultural, e também para que as crianças e funcionários saiam da rotina e não fiquem de mal com a vida”.


Personagem Bia em meio as alunas


A Caravana Pixaim está circulando a peça Cabelo Ruim?, encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro, lançando o livro homônimo, de autoria de Neusa Baptista, e também doando os livros às escolas, com a intenção de incentivar a leitura e contribuir para a efetivação da lei 10639/03. Agora à tarde, a Caravana está na Escola Jose Mendes Martins, no bairro Jardim Maringá II, completando a dupla jornada do projeto neste dia.

Acompanhe a cobertura da #CaravanaPixaim em tempo real no twitter!


Mais fotos de hoje pela manhã:









Nenhum comentário:

Postar um comentário