sexta-feira, 28 de maio de 2010

Caravana Pixaim estimula o acesso e a fruição dos bens culturais em Várzea Grande

Na escola Sarita Baracat, o projeto também foi uma motivação a mais para alunos e funcionários

Por Fernanda Quevedo



A peça "Cabelo Ruim?" causa emoções diferenciadas


A Caravana Pixaim está circulando as escolas estaduais de Várzea Grande nesta semana. Hoje, quarta-feira (19) a Caravana esteve na Escola Vanil Stabilito, e sem dúvidas foi uma das mais emocionantes, não apenas pela ação do Projeto, mas pela recepção da escola. A Caravana é uma ação do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso), que circulará 10 escolas no município, passou por mais dez em Cuiabá e depois segue para escolas do interior do Estado. Toda ação é patrocinada pelo Grupo André Maggi por meio da Lei Rouanet.

Por todas as escolas pelas quais a Caravana esta passando, é possível perceber como ações, que não fazem parte do cotidiano das pessoas, contribuem para motivação de alunos, professores e funcionários. Esta motivação perpassa pelos mais diversos aspectos, como por exemplo, o trabalho diário de funcionários, o estudo dos alunos, a motivação de conhecer novas manifestações artísticas, como o Teatro.



Desfile das alunas trançadas


Na escola, os alunos mostraram todo o seu talento, com apresentações de rebolation e axé. A animação tomou conta de todos. A coordenadora Bernadete Pereira Leite Martins confirma a importância da ação para mudar o cotidiano escolar: “A presença do Projeto traz muita alegria para escola, pois isso (teatro) não faz parte do cotidiano dos alunos. Ele quebra paradigmas e também dá motivação aos alunos. Isso é muito importante para escolas, e para cada uma das pessoas que estão aqui”.

Outro aspecto ressaltado pela coordenadora é com relação à aceitação de si mesmos, em especial das alunas: “Às vezes a gente trabalha como psicóloga dos alunos, pois eles nos trazem todos os tipos de situações, então é muito bom que elas vejam como todas as pessoas têm um tipo de beleza”. Amanhã, a Caravana segue para a escola Maria L. Markoski, no Bairro Marajoara I.





Nenhum comentário:

Postar um comentário