quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cerca de 300 crianças participam do primeiro dia da Caravana Pixaim

O primeiro dia da Caravana aconteceu na Escola Estadual Alice Fontes, no Parque Cuiabá

Por Fernanda Quevedo






Alunos da escola estadual Alice Fontes


A Caravana do Projeto Pixaim já começou, e com muita emoção. A primeira escola a ser visitada pelo projeto foi a Alice Pinheiro Fontes, localizada no bairro Parque Cuiabá. A ação é capitaneada pelo Núcleo Maria Maria da CUFA-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) e patrocinada pelo Grupo André Maggi, via Lei Rouanet. Cerca de trezentas crianças assistiram ao espetáculo “Cabelo Ruim”, encenado pelo Grupo de Teatro Tibanaré, que foi imensamente aplaudido pelas crianças. A Personagem Ritinha foi a que mais chamou a atenção.

Elas também assistiram aos vídeos do Projeto, e à demonstração de trança afro feita pela professora Delânia Neris, que ministra oficinas de tranças no Ponto de Cultura Pixaim. Mas não foi só assistindo que as crianças participaram. As alunas do 5º ano fizeram a apresentação de dança “Africas”, e as alunas do 6º e 7º apresentaram o espetáculo de dança “Axé”.



A atriz Hendy Assunção do Grupo Tibanaré no corpo da personagem Bia


As apresentações finalizam o trabalho “Africanidade” iniciado em sala de aula, segundo a professora de História Marluce de Andrade Silva. “A idéia é colocar a cultura afro em evidência, assim como o Projeto Pixaim. Ficamos muito felizes, pois trabalhos desta natureza são muito importantes. Acredito que 90% da população brasileira é negra”, comenta a orgulhosa professora.

Já a coordenadora Dalva Amaral Evangelista se sente orgulhosa pela Escola Alice Fontes ser a primeira a receber a caravana. “É uma grande oportunidade receber o Pixaim aqui”, ressalta. A coordenadora diz que a escola já realiza o trabalho “Africanidade” mas trabalhar pelo viés do cabelo é um conhecimento a mais.

Alunas disseram que aprenderam que os cabelos não são "ruins"

O livro “Cabelo Ruim?” foi distribuído para escola e segundo a coordenadora permitirá que o conhecimento dos alunos sejam aumentado, já que os livros ficarão à disposição na biblioteca da escola. A distribuição dos livros vai ao encontro da aplicação da lei 10.639/03, a qual inclui de maneira obrigatória o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas públicas de todo o País.

Quando questionada sobre a peça, e o conhecimento adquirido com ela, a aluna da 6ª série Bruna Rafaela, de 12 anos, responde sorridente e brincalhona, mostrando o cabelo da amiga Mayle Tereza, de 13 anos: “Que seu cabelo não é ruim!!!!”. Ela também diz que seria muito bom que o projeto passasse pela escola da sua irmã mais nova, pois “lá os meninos só brincam de falar que o nosso cabelo é feio, ruim e Bombril”.


Ritinha em cena


Calendário desta semana:
André Luis da Silva Reis, na Miguel Sutil (06/05);
Pascoal Moreira Cabral, no Jardim Universitário (07/05);
Ernesto Camilo Barreto, no Jardim Paulista (08/05).


+Acompanhe a Caravana em tempo real pelo Twitter do Projeto Pixaim


Mais fotos:








Nenhum comentário:

Postar um comentário