sexta-feira, 28 de maio de 2010

Trabalho da CUFA é reconhecido no bairro Pedra 90

Caravana Pixaim visita a Escola Malik Didier e a escola recebe o projeto com grande emoção

Por Fernanda Quevedo



Grupo Tibanaré em ação



Hoje, a Caravana do Projeto Pixaim visitou a escola Malik Didier, localizada no populoso bairro Pedra 90. De todas as escolas que o Projeto visitou agora, sete ao todo, esta foi a mais numerosa, e por que não, uma das mais animadas. A CUFA foi recebida com cartazes de boas vindas confeccionados pelos alunos,além de uma roda de break, que eles realizavam na hora do intervalo. Na programação, houve também uma apresentação de dança de rua.

A diretora Sérgia Eliana Novaes da Silva, professora de História, grande defensora e estudiosa da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da Cultura Afrodescente nas escolas, disse que os alunos já são conhecedores da Lei e seus desdobramentos: “Nosso alunos já estavam preparados para esse trabalho, afinal trabalhamos esse tema desde 2007 pelo Projeto Todos são Iguais. Nosso público é de pessoas carentes, nem por isso deixam de ser conscientes, e agora o nosso desafio é trabalhar a linguagem por meio do livro ‘Cabelo Ruim?’”.


Os alunos foram os anfitriões da festa


Os cartazes de boas vindas para a CUFA foram confeccionados pelos alunos que, segundo a diretora, já conheciam o trabalho da entidade e aguardavam ansiosamente a presença do Pixaim. Cerca de 870 alunos participaram da ação de hoje. “Os alunos são sinceros, quando gostam das coisas eles se manifestam. Quando não, eles repudiam, e hoje eles foram bastante comportados, dentro do possível, afinal, vocês sabem o quão inquietos são os adolescentes”.

Foram doados 10 exemplares do livro “Cabelo Ruim?”. Alguns serão utilizados nas aulas de letramento do Projeto Mais Educação. Outros ficarão na biblioteca para utilização livre dos alunos, e os outros serão utilizados na aula de Educação Física, pelo Professor Marconi Dantas, que fará o trabalho de linguagem por meio do Teatro.


870 alunos participaram da ação de hoje


Caravana Pixaim é uma ação da CUFA, capitaneada pelo Núcleo Maria Maria, e patrocinada pelo Grupo André Maggi. Além das escolas estaduais em Cuiabá, a Caravana também passará por 10 escolas de Várzea Grande e mais vinte e oito municípios do Estado.


Mais fotos de hoje:






Nenhum comentário:

Postar um comentário