quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto Pixaim da CUFA-MT em Alto Araguaia

A Feira do Livro na cidade contou com a apresentação do livro “Cabelo Ruim?” e também com as oficinas de trança afro


Por Neusa Baptista



O Projeto Pixaim está deixando sua marca no município de Alto Araguaia, onde está oferecendo oficinas de tranças afro e de bonecas negras. A ação integra a programação da Feira do Livro de Alto Araguaia, que está acontecendo junto ao Festival Náutico da Cidade. Nessa quarta-feira (1º) houve exposição do livro “Cabelo Ruim?”, na Tenda Literária, onde se reuniram vários escritores mato-grossenses.

Como parte da programação realizada pelo Projeto Pixaim, foi oferecida oficina de tranças afro, com a trançadeira do Ponto de Cultura Pixaim, Jéssika Lara, que atraiu principalmente as adolescentes da cidade. Entre elas, a estudante Lara Kallyê Marques Cunha, de 14 anos, que procurou a oficina porque sempre gostou de tranças e já faz planos para o futuro. “Aprendi e agora vou fazer no cabelo das minhas amigas. Mas se treinar mais, posso estar trançando aqui no Carnaval de rua, por exemplo”, disse ela.


Ao seu lado, a também estudante Caroline Leles Gomes, de 14 anos, procurou o espaço literário para conhecer e conversar com os escritores. Mas acabou se encantando com as tranças. Gosto de ler, adorei o livro Cabelo Ruim. "Quando vi as tranças, vim fazer porque acho sofisticado. Posso começar a fazer de amiga em amiga até expandir e chegar a fazer como vocês, que ministram cursos fora da cidade”, refletiu ela.

Nesta quinta-feira (2), o Projeto Pixaim oferecerá oficina de bonecas negras, com a artesã Iraci Gomes, também oficineira do Ponto de Cultura Pixaim. A atividade é gratuita e vai levar à tenda literária alunos de escolas públicas e artesãos da cidade.


*Fotos: www.ronibacana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário