sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Caravana Pixaim visitará as cidades mais encantadoras de Mato Grosso

O projeto singrará desde a cidade das grandes produções de grãos até a produtora do melhor Pastel do Brasil

Por Ederson Déka


Peça teatral "Cabelo Ruim?" sendo encenada na E.E. Ignácio Schevinski na cidade de Sorriso-MT

As ações da Caravana Pixaim desembarcarão no mês de setembro em mais cinco cidades. O projeto passará pela exuberante Diamantino, dia 14/09, que recentemente lançou projeto de resgate da cultura local, especificamente o Siriri e o Cururu, passará pela famosa cidade das praias longe do litoral, município de Rosário Oeste, dia 15/08, conhecerá uma das cidades de grande expansão, Lucas do Rio Verde (16/08),visitará também a charmosa Acorizal (17/08) e por último a pisará o “chão” da cidade que faz o melhor pastel do Brasil a fantástica Jangada1(8/08).

A Caravana Pixaim é um projeto do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT, ação que este ano visitará 30 municípios do Estado. A ação compreende o lançamento e a distribuição de quatro mil exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, e apresentação da peça teatral homônima, que é encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro. São oferecidas também oficinas de leitura e de trança afro nas escolas visitadas. Toda a ação e viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi.


Neusa Baptista ministrando oficina de Leitura na E.E. São Vicente de Paula em Sinop-MT


“Na última viagem, Sorriso (04/08) e Sinop (05/08), tivemos a oportunidade de conhecer nessas cidades uma mescla cultural muito grande, agora nos municípios que iremos passar a semelhança cultural com a capital é nítida, dessa forma, poderemos fortalecer ainda mais a cultura local e também discutir a aplicação da lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo escolar das discussões sobre a História do Negro e a contribuição dos afro-descendentes na cultura brasileira”, desatacou Neusa Baptista, coordenadora do projeto.

O projeto da Caravana Pixaim tem como objetivos principais, por onde passa discutir a aceitação de si e do outro e proporcionar espaços para as manifestações culturais e artísticas do contexto visitado e, além disso, conscientizar o fator negativo dos preconceitos cristalizados na sociedade.
Em outubro, o Projeto segue para as cidades de Barra do Bugres (04), Tangará da Serra (05),Mirasol do Oeste (18) e por último São Jose dos Quatro Marcos.



Informações :3665 1065
Siga o Projeto @Pixa_im e acompanhe a cobertura da Caravana Pixaim em tempo real.


Um comentário:

  1. Quero o imail de um moço bunito , acho que ele é boliviano, que aki em 4 m ele fikou como o DJ no som , quando acontecia o teatro,, alguerm ode me passar o orku dele se ele tiver.. bjs e obgd'

    ResponderExcluir