quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Caravana Pixaim deixa sua marca em Diamantino e Rosário Oeste


A receptividade e a expectativa marcaram a passagem da Caravana Pixaim nas cidades de grande destaque em Mato Grosso


Por Neusa Baptista


A Caravana Pixaim, ação do Projeto Pixaim, coordenado pela CUFA-M T segue viagem até sábado visitando cinco cidades do interior do Estado. A Caravana encontra-se hoje em Lucas do Rio Verde e segue amanhã para Acorizal, finalizando esta temporada na cidade de Jangada, no sábado (18).

Por onde passa, a Caravana Pixaim leva Literatura, Teatro e as oficinas de tranças e de leitura. Na atividade, estão sendo doados quatro mil exemplares do livro “Cabelo Ruim?”, da jornalista Neusa Baptista. Ao todo, cada município recebe 100 exemplares, que são distribuídos entre escolas, bibliotecas e outras instituições interessadas, entre elas representantes do Movimento Negro nas cidades.

Em Diamantino, por exemplo, os livros foram doados para escolas e também para o Grupo de União e Consciência Negra (Grucon). A coordenadora da entidade, Maria Rosa Lima, destacou o diferencial do trabalho desenvolvido no Projeto Pixaim, o qual trata da “tomada de consciência” da negritude. “Este trabalho é diferente de apresentar uma dança afro, por exemplo, aqui se fala de tomada de consciência, de conscientização. Oxalá este projeto continue adiante, pois discutir a cultura afro nas escolas é essencial”, disse ela.


O assessor pedagógico do município, Jamil Rodrigues Barros, enfatizou a importância de ações como a Caravana Pixaim para estimular os educadores a trabalharem a questão racial em sala de aula de forma multidisciplinar. “A escola tem consciência de que estes temas precisam ser tratados, mas nem sempre o faz. Ações como esta desperta o interesse dos educadores e dos alunos em discutir o preconceito racial”.

Em Diamantino, um dia muito especial foi preparado para receber a Caravana, com a presença de estudantes de Educação Física da faculdade Uned, que ministraram aulas de dança afro, axé e aeróbica para os alunos. Também aconteceu oficina de pintura na telha, artesanato e graffiti.

“Para mim está sendo uma experiência interessante ver como estas mulheres se dedicam às oficinas, muitas delas são profissionais da beleza e já saem da oficina trançando muito bem. É gratificante”, comentou a trançadeira Lorraine Costa, formada pelo Ponto de Cultura Pixaim, e que está viajando nesta etapa como instrutora na oficina de tranças.

Em Diamantino, a ação da Caravana Pixaim se somou às atividades já realizadas na escola estadual Irmã Lucinda Fachinni, é o que comenta a coordenadora da escola, que foi a anfitriã da Caravana. “Este é um trabalho muito interessante, e contou com bastante participação das crianças e veio somar com nosso projeto Africanidades, que desenvolveremos até o final do ano. Isso foi um gás para motivar os professores!”, disse Ione Manrique.

Em Rosário Oeste, a festa também foi grande. A escola Coronel Artur Borges, no centro da cidade, parou para dar espaço a alunos de cinco escolas da redondeza que compareceram para participar. Além das apresentações da Caravana Pixaim, se destacou também as mais de 10 intervenções feitas por alunos das cinco escolas, entre apresentações de danças folclóricas como o Carimbó até as mais moderninhas, como o Rebolation. Não faltaram talentos.

“O preconceito acontece a todo momento, mas nós procuramos sempre mostrar ao aluno que o respeito precisa estar acima de tudo. Desta ação o que podemos tirar é que temos de nos aceitar como somos, pois o que vale é o que temos por dentro”, comentou a diretora da escola José Calisto, Josélia Maria Joaquim Cosme, acompanhada das professoras Noemi Lima de Almeida, e Viviane Rubilhene de Oliveira.

Em outubro, o Projeto segue para as cidades de Barra do Bugres (04), Tangará da Serra (05),Mirasol do Oeste (18) e por último São Jose dos Quatro Marcos no dia 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário