quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caravana Pixaim: São José dos Quatro Marcos e Mirassol D’Oeste berço de criatividade


Além da apresentação da peça teatral “Cabelo Ruim?” as ações nas cidade foram regadas de muita cultura e entretenimento

Por Ederson Déka


Alunos atentos a apresentação da peça teatral "Cabelo Ruim?" na escola Zeferino José de Matos, na cidade de São José dos Quatro Marcos

A Caravana Pixaim teve o privilégio de visitar a Escola Estadual Zeferino José de Matos, na cidade de São José dos Quatro Marcos (21) e esteve também na cidade de Mirassol D’Oste (22), na escola Padre José de Anchieta. A visita do projeto dentro do contexto escolar foi marcada pela apresentação de peça teatral “Cabelo Ruim?, que mais uma vez emocionou o público e fez com que lágrimas brotassem dos olhos de muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Peça teatral "Cabelo Ruim?" sendo assistida atentamente na escola Zeferino José de Matos

Esse foi o caso da estudante Karoline Faria (13), aluna da Escola Estadual Zeferino José de Matos, da cidade de São José dos Quatro Marcos: “Não gostava do meu cabelo, pois meus colegas “zoavam” de mim dizendo que ele é ruim. Com isso ficava insatisfeita e triste. Mas hoje assisti à peça “Cabelo Ruim?”e não agüentei, comecei a chorar, pois aquele era a minha história. Depois da apresentação fui para casa e contei para minha mãe do acontecido e ela ficou muito feliz. Ganhei no sorteio o livro “Cabelo Ruim?”e já li ele inteiro.”, afirmou a estudante.


Estudante Karoline Faria

Um dos pontos mágicos que aconteceram na Caravana foi à grande diversidade cultural e artística promovida nessa escola. Pode-se afirmar que isso se deve ao incansável trabalho da diretora Neusa Prates que transformou a escola em um cenário cultural.


Oficina de trança na cidade de São José dos Quatro Marcos

Todos puderam assistir a apresentações de danças, de teatro, de canto. Isso tudo realizado com a parceria professor-aluno. Segundo os professores da instituição, esta postura faz parte do projeto político pedagógico da escola, isto é, promover a participação dos alunos nos eventos da escola. Assim, a instituição já coleciona prêmios, um deles é o Prêmio Construindo a Nação, que desde 2006 premia iniciativas voltadas para a cidadania.

Início das atividades na escola Padre José Anchieta em Mirassol D'Oeste com a execução do Hino Nacional

As oficinas aconteceram no período vespertino. A oficina de leitura foi divida em dois momentos. O primeiro se deu na conversa de alunos de escolas visitantes, nessa Ederson Déka apresentou o livro “Cabelo Ruim?” para os presentes e também trouxe consigo a jovem Karoline. Ela relatou o impacto causado pela peça “Cabelo Ruim?”, que aconteceu no período matutino. O segundo momento aconteceu em uma roda de leitura com alguns alunos que se interessaram pela historia do livro.

Oficina de trança em Mirassol D'Oeste

Na oficina de trança o destaque ficou por conta do interesse das crianças pela trança. Algumas foram trançadas e outras tentaram aprender os primeiros passos desta atividade. Mas a tarde estava repleta de atividades, aquilo que parecia ser a visita da Caravana Pixaim na cidade, fez da escola um nicho cultural, onde alunos transitavam de uma atividade a outra.


A criançada animada na oficina de leitura na cidade de Mirassol D'Oeste

Em Mirassol D’Oeste não foi diferente, alunos e professores transformaram o salão de eventos da escola Padre José Anchieta em um palco interativo. Além da peça teatral “Cabelo Ruim?”, que emocionou a todos, aconteceu uma apresentação emocionante em criativa de alunos da APAE. Eles dançaram músicas folclóricas e foram aplaudidos de pé pelo público que lotou o espaço.


Alunos da APAE em apresentação

No período vespertino a sensação foi à oficina de trança onde alunos e professores ficaram encantados com suas possibilidades. Segundo a diretora, Cristina Mara Müller Silva, a grande expectativa da passagem da caravana pela escola foi à oficina de trança, pois por meio dela foi possível discutir o preconceito ligado ao cabelo. “A Caravana Pixaim está de parabéns. Ela veio ao encontro aos nossos trabalhos realizados na escola em relação a temática apresentada pelo projeto. Pena que o tempo reservado para a oficina de trança é curto,nosso desejo é que ela ficasse pelo menos o dia inteiro em nossa escola,mas quero articular outra visita a nossa escola dessa vez totalmente dedicado as tranças”.

Peça teatral "Cabelo Ruim?" sendo assistida atentamente na escola Padre José Anchieta

No mês de novembro ela segue para os municípios de Jangada, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Primavera do Leste e Barra do Garças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário