terça-feira, 30 de novembro de 2010

Oficinas de boneca negra e trança afro movimenta escolas

Pixaim nas Escolas realiza mais uma ação

Por Neusa Baptista


E o Projeto Pixaim nas escolas segue com suas oficinas nas escolas Manoel Corrêa de Almeida, em Várzea Grande, e Bela Vista, em Cuiabá. No último sábado,27, mais uma vez asescolas foram presenteadas com oficinas de Tranças Afro e Bonecas Negras, realizadas dentro da programação do programa Escola Aberta.

O Projeto Pixaim nas Escolas está acontecendo desde 18 de outubro, oferecendo aulas diferenciadas durante a semana e as oficinas aos sábados. A ação é realizada pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT).

Na próxima semana, será utilizado em sala de aula o Kit Pedagógico Pixaim, elaborado pela CUFA-MT e que tem como base o livro “Cabelo Ruim?”. O kit traz bonecas de pano das personagens do livro, Bia, Tatá e Ritinha, um exemplar do livro e um cenário de teatro, além de uma bolsa e uma camiseta do projeto. A cooperativa Dom e Arte, do município de Dom Aquino, é responsável pela confecção das bonecas.

Nesse final de semana, a participação em peso foi de alunos das escolas atendidas, além de alunos de outras escolas e moradores de bairros da região. “Quando a gente vai aprendendo a fazer estas tranças, pode fazer em vários tipos de cabelo e todo mundo acha legal. Depois que eu aprender, sugiro que a escola faça alguma coisa para todo mundo ver como é legal, tipo um desfile”, opinou a estudante Larissa Moura Neto, de 8 anos, moradora do bairro Bela Vista.

O estudante Gabriel Silva Bortoloti, de 12 anos, morador e Várzea Grande e aluno da escola Manoel Corrêa de Almeida, participa desde a primeira aula da oficina de bonecas. “Eu estou achando a oficina legal, divertida, ocupa mais a mente da gente do que ficar em casa. A boneca que estou terminando, vou dar para a minha avó”.

As atividades do Projeto Pixaim nas escolas seguem até dezembro. Em 2011, o Projeto atenderá às escolas estaduais Dom José do Despraiado, Prof. Rafael Rueda; Hélio Palma de Arruda e Padre Ernesto Camilo Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário