sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Timidez e empreendedorismo

Aluna do Projeto Pixaim supera timidez e intenta montar seu próprio salão

Por Fernanda Quevedo


Ritinha, superando a timidez

Impossível dizer qual aluna mais se destacou no curso de tranças e penteados afro do Projeto Circuito Pixaim, capitaneado pelo núcelo Maria Maria, da CUFA. Todas, cada qual com suas qualidades fizeram, e continuam fazendo bonito mesmo depois do término do curso. Mas falar da aluna Rita Maria, apelidada carinhosamente por nós de “Ritinha”, é imprescindível.

Muito habilidosa, meiga, doce e tímida, ela foi a primeira aprender a trançar, e sempre chamou atenção por seu cuidado com o oficio. “Eu já fazia trança no meu próprio cabelo, e das mulheres da minha família, mas queria muito aprender a fazer a (trança) rasteira, e quando fiquei sabendo do curso, nossa, me animei muito”, comenta a trançadeira.

Rita tem dezoito anos, é estudante de um cursinho pré-vestibular, e está em dúvida: “Agora não sei mais se quero fazer contabilidade, acho que quero me especializar na tranças e montar um salão afro”, diz a sorridente Rita.

Ela pensa em cada detalhe, e faz tudo muito rápido, tanto que chamou a atenção da proprietária do salão Afro Hair, Leide, quando fazia tranças em uns dos basqueteiros no Liibra – Liga Internacional de Basquete de Rua, promovido pela CUFA. Foi também com as tranças que fez neste evento que conseguiu, junto com as outras trançadeiras, juntar um volume considerável de dinheiro.

No curso de tranças e penteados, Rita não aprendeu somente a trançar: “Além de trançar, aprendi com o projeto a valorizar ainda mais a cultura negra. Exibo meu cabelo, os meus dreads em todo o lugar, porque acho que isso ajuda a divulgar positivamente a imagem das pessoas negras”.

No salão onde ela trabalha, localizado próximo à Praça Cultural do CPA II, ela diz que ganha 50% do valor das tranças que faz, sendo que a mais simples custa em média R$ 40,00. No curso, Rita aprendeu diversos modelos de trança, e agora está aprendendo com a dona do salão a fazer outros tipos de penteados. “Sempre fiz muito o modelo tiara, mas estou estudando outros, e já tenho seis clientes para este sábado”, anima-se Rita.

Para fazer tranças com a Rita, é só ligar 9229-7734

Veja mais fotos de Ritinha:


Trançando na Feirinha do Bairro Alvorada

Apresentando trabalho em uma das aulas do curso

Aprendendo a trançar, usando as amiga do curso como modelos

Um comentário:

  1. Amei seu blog!
    Estou levando lá pra casa(blog)para a minha lista de favoritos.
    Amanhã, sexta-feira 28/08 o post vai ser sobre o livro da Neusa Baptista Pinto.
    Bjs.

    ResponderExcluir