segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Projeto Pixaim rumo à Agrovila das Palmeiras



O Projeto Pixaim vai levar as oficinas de tranças e o espaço Trançando Idéias para a comunidade de Agrovila das Palmeiras, distrito de Santo Antônio de Leverger. A atividade começa no dia 19 de setembro, com atividades aos sábados, das 8 às 16 horas. Ao todo, cerca de 30 mulheres moradoras da comunidade são esperadas para a oficina.


No comando da oficina de tranças estará Val Siqueira, uma das trançadeiras formadas pelo Projeto Pixaim. O objetivo é levar à comunidade o mesmo conceito do projeto, que é gerar renda e levar formação e informação sobre relações raciais, direito da mulher, gênero e incentivar a leitura, ou seja, provocar a reflexão crítica.


A oficina do Projeto Pixaim integra as ações do Projeto Agrovila das Palmeiras, que é desenvolvido pela Oscip Instituto Creatio, de Cuiabá. O Projeto faz parte das ações sociais do Instituto e é coordenado pela educadora Lara Rocha.

Confira a programação da Oficina

- Apresentação do Projeto Pixaim. Bate-papo com Karina Santiago, coordenadora de Projetos da Cufa-MT, com o tema “Empreendedorismo”, das 8 às 8:30. Em seguida, oficina de tranças.

- Bate-papo com a educadora Lara Rocha com o tema “Gênero”. Em seguida, oficina de tranças.

- Atividade de leitura com o uso do livro “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar”. Em seguida, oficina de tranças.

- Encerramento do curso com desfile realizado no evento sócio-cultural da Agrovila das Palmeiras, em outubro. Neste dia, as alunas que aprenderam a trançar na oficina farão tranças na comunidade a preços populares, assim como as alunas do Projeto Pixaim formadas em Cuiabá.

Conteúdo resumido da oficina de tranças

- Posições básicas da mão e trança simples
- Trabalho com lã e fitas
- Pesquisa com produtos locais para inserção nas tranças (fibra etc)
- Penteados afro com o uso de chapinha, kanikalon

Um comentário:

  1. Muito interessante a oficina, se eu morasse por perto com certeza faria.
    Bjs.

    ResponderExcluir