segunda-feira, 31 de maio de 2010

Caravana Pixaim já foi vista por quase oito mil crianças e adolescentes

Saiba como foi a passagem da Caravana nas escolas de Cuiabá e Varzea Grande.

Por Fernanda Quevedo




A Caravana foi lançada no dia 5 de maio de 2009 no Centro Esportivo Cultural da CUFA, no Bairro São João Del Rei, com a presença da comunidade, representantes da Secretaria de Estado de Educação e também da Editora TantaTinta, que é parceira do Projeto e editou o livro. Já no dia seguinte ao lançamento a Caravana colocou o pé na estrada e iniciou a ação na Escola Estadual Alice Fontes Pinheiro, onde cerca de 300 crianças puderam conferir e participar das ações do Projeto.

Por todas as escolas pelas quais a Caravana já percorreu, foram realizadas apresentações culturais organizadas por alunos e professores. As atividades como apresentações de Cururu e Siriri, Hip Hop e poesias, estão ligadas à realização de programas educacionais como “Mais Educação”, “Educa Mais” e “Escola Aberta”. Todos estes programas compreendem atividades extra-curriculares que incentivam a cultura e, no caso das escolas percorridas pela Caravana Pixaim, a cultura afro-brasileira.




Escola André Luis - Bairro Alvorada - Cuiabá



A Caravana Pixaim está contribuindo não apenas para a propagação da Lei 10.639/03, mas também para a discussão e práticas sociais como as de Direitos Humanos. É o que afirma o diretor da Escola Pascoal Moreira Cabral, Edimar Pereira, do Bairro Jardim Universitário, em Cuiabá. “O Projeto Pixaim veio a ‘calhar’. Aqui, dentre as principais dificuldades está a questão do racismo, em especial contra os alunos negros e homossexuais, o que aumenta ainda mais o preconceito. Já trabalhamos o viés da Lei 10.639 bem antes de ser lei, pois defender os direitos humanos é uma questão de necessidade nas escolas”.

Em algumas escolas como a Malik Didier, do Bairro Pedra 90, percebe-se que a discussão da questão racial já está avançada. A diretora, Sérgia Eliana Novaes da Silva, que é professora de História e grande defensora e estudiosa da lei, observou que os alunos já são conhecedores da mesma. “Nossos alunos já estavam preparados para esse trabalho, afinal trabalhamos esse tema desde 2007 pelo Projeto Todos são Iguais. Nosso público é de pessoas carentes, nem por isso deixam de ser conscientes, e agora o nosso desafio é trabalhar a linguagem por meio do livro ‘Cabelo Ruim?’”.


Escola Pascoal Moreira Cabral - Bairro Jardim Universitário - Cuiabá



Em Várzea Grande
A Caravana foi recebida com grande emoção nas escolas de Várzea Grande. Já na primeira do município a ser visitada, a alegria, a autoestima e a motivação para alunos e funcionários foram a grande contribuição do Projeto. “A presença do Projeto traz muita alegria para escola, pois isso (teatro) não faz parte do cotidiano dos alunos. Ele quebra paradigmas e também dá motivação aos alunos. Isso é muito importante para as escolas, e para cada uma das pessoas que estão aqui”. É o que comenta a coordenadora da escola Vanil Stabilito, Bernadete Pereira Leite Martins, ressaltando a importância da mudança do cotidiano escolar como ferramenta de estímulo.Esta motivação perpassa pelos mais diversos aspectos, como por exemplo, o trabalho diário de funcionários, o estudo dos alunos, a motivação de conhecer novas manifestações artísticas, como o Teatro”.

É grande o esforço das escolas estaduais para a contribuição para o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes por meio de ferramentas culturais. Membro do Conselho Estadual de Educação e militante do Movimento Negro, o professor da escola Maria L. Marcosky, do bairro Jardim Marajoara, em Várzea Grande Carlos Alberto Caetano, aponta um dado importante: “As escolas têm trabalhado a Lei de forma muito tímida ainda. O trabalho mais efetivo é feito por professores que são também militantes do Movimento Negro. Embora a questão seja uma lei, e isso é uma vitória do movimento e também de outros segmentos da sociedade, é necessário que o trabalho vá além dos feitos no dia 13 de maio e 20 de novembro“.



Escola Jercy Jacob - Bairro Agua Vermelha - Varzea Grande






Outro dado importante no que se refere a preocupação das escolas para um ensino público e de qualidade bem como o desenvolvimento humano é apresentado pelo historiador Guilherme Costa, coordenador do Programa Escola Aberta da Seduc (Secretaria de Estado e Educação de Mato Grosso). Guilherme, assim como vários coordenadores e diretores escolares, apresentou o espaço como a principal dificuldade para a realização de atividades extra-curriculares: “Ainda que existam as quadras, bibliotecas e outros espaços, o que não é realidade em todas as escolas, estes ainda não são o ideal”.

A Caravana Pixaim esta só no começo. A partir de junho, a ação segue para o interior do Estado, totalizando, até novembro, 30 municípios visitados. Veja as datas: Juscimeira (21/06), Jaciara (22/06), Rondonópolis (23/06), Dom Aquino (24/06), Santo Antônio de Leverger (06/07), Barão de Melgaço (07/06), Nossa Senhora do Livramento (08/07), Poconé (09/07), Cáceres (10/07), Sinop (03/08), Sorriso (04/08), Lucas do Rio Verde (05/08), Nobres (14/09), Rosário Oeste (15/09), Jangada (16/09), Acorizal (17/09), Barra do Bugres (04/10), Tangará da Serra (05/10), Diamantino (06/10), Mirassol d’Oeste (18/10), São José dos Quatro Marcos (19/10), Chapada dos Guimarães (22/11), Campo Verde (23/11), Primavera do Leste (24/11) e Barra do Garças (25/11).

Veja as fotos das escolas já visitadas pela Caravana: AQUI e AQUI!

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