segunda-feira, 31 de maio de 2010

Caravana Pixaim percorrerá o norte de Mato Grosso

Na semana que vem, o projeto já apreciado por mais de sete mil pessoas estará em Peixoto de Azevedo, Colíder e Alta Floresta.

Por Fernanda Quevedo


Escola Alice Fontes em Cuiabá



De malas prontas, rumo ao norte do Estado. A Caravana Pixaim, ação do Núcleo Maria Maria da CUFA MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso), já visitou 7.132 crianças e adolescentes em 20 escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Agora é a vez dos municípios de Peixoto de Azevedo (07/06), Colíder (08/06) e Alta Floresta (09/06) receberem o Projeto.

A ação compreende o lançamento e a distribuição de quatro mil exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, e a peça teatral “Cabelo Ruim?”, na qual a atriz Hendy Assunção, do grupo Tibanaré, encarna Bia, Tatá e Ritinha, as três personagens do livro.
O Projeto também leva às escolas demonstrações de tranças afro, realizadas pelas alunas do Ponto de Cultura Pixaim. A ação é viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi.

Cerca de 700 alunos aguardam o projeto em Peixoto de Azevedo. É o que garante a coordenadora estadual do Núcleo Maria Maria da CUFA em Mato Grosso Raylene Oliveira, que completa: “Sabemos da importância do Projeto Pixaim que vem expandindo cada vez mais, com oficinas de tranças afro, teatro, leitura e bonecas negras. Por outro lado, o projeto busca estimular o empreendedorismo feminino e a capacitação profissional, e isso é importantíssimos para os nossos jovens”.

O Projeto Pixaim é focado na valorização do patrimônio imaterial da mulher negra, acesso e fruição de bens culturais sociais bem como o incentivo à leitura. Nas escolas, está colaborando com o trabalho já realizado para a implementação da Lei 10.639/03, que inclui no currículo a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

Veja as fotos das escolas já visitadas pela Caravana:

http://www.flickr.com/projetopixaim
http://www.flickr.com/projetopixaim1

Nenhum comentário:

Postar um comentário