segunda-feira, 7 de junho de 2010

Caravana Pixaim oferece o primeiro curso de trança em Peixoto de Azevedo

Projeto da CUFA segue para mais dois municípios do norte do estado

Por Fernanda Quevedo

Oficina de trança foi realizada pela CUFA pela primeira vez em Peixoto de Azevedo


A Caravana Pixaim, que está levando ações de leitura e teatro a 30 municípios de Mato Grosso, esteve hoje (7) durante todo o dia em Peixoto de Azevedo, cidade localizada ao norte do Estado. A Caravana é uma ação do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) patrocinada pelo Grupo André Maggi via Lei Rouanet, que está lançando e doando cinco mil exemplares do livro “Cabelo Ruim?”, apresentando a peça teatral homônima - esta encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro - e realizando oficinas de trança afro e leitura.

Peixoto de Azevedo recebeu a Caravana Pixaim com muito carinho, o que não poderia ser diferente, haja vista que a base da CUFA local realiza um trabalho inovador na cidade. Além dos 400 alunos da escola 19 de julho, estiveram presente na ação o Secretário de Cultura do município Eudson Brilhantes, a Secretária de Cultura de Matupá, Graziela Barros Gomes e o presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo Neris.



Peça Cabelo Ruim? foi apresentada a 400 estudantes hoje

Quem também prestigiou a ação da CUFA foi o ex-secretário de cultura de Peixoto de Azevedo, Joeser Ponciano que é o coordenador do Ponto de Cultura Povoação Cultural, parceiro da CUFA Peixoto desde o inicio das ações no município. “A CUFA é parceira de primeira ordem da Secretaria de Cultura. A coordenação local sempre realizou trabalhos culturais na cidade, e depois de sistematizados na metodologia CUFA só acrescentou a produção cultural na cidade. A parceria ficou ainda mais forte com a vinda de um Ponto de Cultura pra cá”, ressalta Joeser.

O Secretário de Cultura Eudson Brilhantes reforçou ainda mais o compromisso do Estado em estimular ações culturais como as que a CUFA desenvolve em Peixoto de Azevedo: “Parabenizo a CUFA de Mato Grosso, em especial o Gerlan Melo (coordenador da CUFA em Peixoto) pelo trabalho realizado. Estou á disposição para trabalhar em parceria com a CUFA aqui”, reforçou o secretário.


Raylene Oliveira, coordenadora do Maria Maria MT, Secretária de Cultura de Matupá, Graziela Barros Gomes e Joeser Cipriano

Com vistas ao incentivo à produção cultural local, a escola estadual 19 de Julho realizou a apresentação de Cururu e Siriri e também de capoeira, todas estas realizadas por alunos. As apresentações vão ao encontro da propagação da Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História Afro Brasileira nas escolas. A Professora de Língua Portuguesa Maria Betânia destaca: “Já trabalhamos a lei na escola, mas ainda de forma muito tímida. Então o Projeto Pixaim vem reforçar ainda mais a aplicação desta lei, pois demonstra a importância dela para a escola e a comunidade”.

O Projeto Pixaim doou 100 exemplares do livro “Cabelo Ruim”, que serão distribuídos para escolas e grupos culturais do município. A diretora Wânia Maria Correia assinou um termo de doação, se responsabilizando pela distribuição nas escolas Monteiro Lobato, 19 de Julho, Krean Carole, Paulo Freire, Vinícius de Morais e também à Secretaria Municipal de Cultura de Matupá e ao Pontos de Cultura Povoação Cultural. Também aconteceram oficina de leitura, ministrada pela coordenadora do Projeto Pixaim, Neusa Baptista, e de trança, pela trançadeira do Ponto de Cultura Pixaim Delânia Neris.

Personagem Bia em meio as alunas

Amanhã, a Caravana Pixaim estará em Colíder na escola Antônio Paes de Barros, às 9 horas. Confira o calendário: Alta Floresta (09/06), Juscimeira (21/06), Jaciara (22/06), Rondonópolis (23/06), Dom Aquino (24/06), Santo Antônio de Leverger (06/07), Barão de Melgaço (07/06), Nossa Senhora do Livramento (08/07), Poconé (09/07), Cáceres (10/07), Sinop (03/08), Sorriso (04/08), Lucas do Rio Verde (05/08), Nobres (14/09), Rosário Oeste (15/09), Jangada (16/09), Acorizal (17/09), Barra do Bugres (04/10), Tangará da Serra (05/10), Diamantino (06/10), Mirassol d’Oeste (18/10), São José dos Quatro Marcos (19/10), Chapada dos Guimarães (22/11), Campo Verde (23/11), Primavera do Leste (24/11) e Barra do Garças (25/11).

Mais informações: 3665 1064. Acompanhe novidades sobre o Projeto Pixaim no blog www.projetopixaim.blogspot.com.
Acompanhe a cobertura da Caravana Pixaim em tempo real no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário