terça-feira, 8 de junho de 2010

Colíder recebe a Caravana Pixaim

Pela manhã foi encenada a peça teatral e agora a tarde acontecem as oficinas de trança e leitura.

Por Fernanda Quevedo




Hoje (8), foi a vez do município de Colíder receber a Caravana Pixaim e as suas ações culturais. Mais do que receber com grande festa e carinho, o município presenteou a equipe da CUFA-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) com intensa participação na peça teatral “Cabelo Ruim?”, encenada pelo Grupo Teatral Tibanaré. Agora à tarde ainda acontecem as oficinas de leitura e trança afro, completando o leque de ações de incentivo à cultura do estado. A Caravana Pixaim é uma ação do Núcleo de Mulheres da CUFA-MT, o Maria Maria, e é patrocinada pelo Grupo André Maggi por meio da Lei Rouanet.

Tal como em todas as escolas pelas quais o Projeto da CUFA tem passado, a discussão sobre a lei federal que obriga as escolas a inserir no seu currículo o ensino do estudo da Cultura Afro Brasileira é latente. Na escola estadual Coronel Antonio Paes de Barros, em Colíder, não é diferente. O Diretor Eldir Santos afirma que o trabalho da CUFA contribui ainda mais para a intensificação deste trabalho com os alunos. “A peça retrata o que acontece dentro da escola. É comum nos depararmos com manifestações racistas em sala de aula, piadinhas e ‘brincadeiras’ preconceituosas, tal como as que são apresentadas na peça, mesmo que a gente já trabalhe a questão racial em sala de aula há 11 anos. Então, o projeto da CUFA só veio a contribuir com o nosso trabalho”, comenta o diretor.


Com vistas ao incentivo à leitura, o Projeto Pixaim está doando cerca de quatro mil exemplares do livro “Cabelo Ruim?” pelas escolas que está percorrendo. A escola Paes de Barros também realiza um trabalho de incentivo a leitura, onde uma vez por semana a escola toda para as atividades durante uma hora para a leitura de um livro. “O livro Cabelo Ruim? será o nosso tema nesta semana,” garante o diretor.

Assim como em Peixoto de Azevedo, os gestores da CUFA em Colíder estão colaborando com a Caravana Pixaim. Anderson Zanovello, coordenador da CUFA Colíder destaca que a vinda da CUFA Cuiabá para o município é importante pelo conceito do Projeto Pixaim, e pela oportunidade de reuniões presenciais entre os membros. “É um momento de afinar ainda mais o nosso discurso, estreitar as nossas relações e também de trocar experiências”, comenta Zanovello. Localmente, a instituição possui dois anos de trabalho, porém Anderson já realizava trabalhos sociais com foco no esporte antes mesmo de entrar na CUFA.


A partir das 15 horas, na escola Paes de Barros, acontecerá a oficina de trança, ministrada pela trançadeira do Ponto de Cultura Pixaim Delânia Neris e a oficina de leitura, que será ministrada por Neusa Baptista, autora do livro “Cabelo Ruim?” e coordenadora do Projeto Pixaim. O livro, no qual é baseada a peça de teatro e também é mote da discussão na oficina de leitura.

A Caravana Pixaim estará amanhã em Alta Floresta, encerrando a semana no norte do Estado. Na semana que vem, percorrerá mais quatro municípios e só finalizara os trabalhos no mês de novembro. Confira o calendário: Alta Floresta (09/06), Juscimeira (21/06), Jaciara (22/06), Rondonópolis (23/06), Dom Aquino (24/06), Santo Antônio de Leverger (06/07), Barão de Melgaço (07/06), Nossa Senhora do Livramento (08/07), Poconé (09/07), Cáceres (10/07), Sinop (03/08), Sorriso (04/08), Lucas do Rio Verde (05/08), Nobres (14/09), Rosário Oeste (15/09), Jangada (16/09), Acorizal (17/09), Barra do Bugres (04/10), Tangará da Serra (05/10), Diamantino (06/10), Mirassol d’Oeste (18/10), São José dos Quatro Marcos (19/10), Chapada dos Guimarães (22/11), Campo Verde (23/11), Primavera do Leste (24/11) e Barra do Garças (25/11).

VEJA AS FOTOS AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário