quarta-feira, 9 de junho de 2010

Economia Solidária: 1º passo para o protagonismo

O Ponto de Cultura Pixaim discutiu a postura da mulher na sociedade e também seu papel fundamental nas mudanças sócias


Por Ederson Déka





Aconteceu nessa terça, dia 8 de junho, no Centro Esportivo e Cultural CUFA Cuiabá, localizado no bairro São João Del Rei, a primeira oficina sobre o processo de formação em Economia Solidária e gênero, foi uma discussão reflexiva sobre economia com as alunas de trança Afro do Ponto de Cultura Pixaim, a iniciativa foi direcionada por Karina Santiago, coordenadora da CUFA Cuiabá.

A Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.

Segundo Karina Santiago esse é mais um passo para abrir as discussões sobre esse assunto, ou seja, não somente ensinar uma profissão para as mulheres da região do Osmar Cabral, mas monitorar o processo de formação de empreendimentos e grupos produtivos, a partir das oficinas, e, principalmente estimular o processo da mudança de postura, construindo, assim, uma visão crítica do meio social, que cada mulher das oficinas está inserida.




Durante a oficina foi apresentado vídeos,esses narrando o processo de construção política da Economia Solidária no Brasil, com depoimentos de vários empreendimentos das áreas rurais e urbanas.

“As mulheres se mostraram muito animadas para essa construção, em torna da economia conversamos de tudo um pouco, desde a falta de água no bairro até da não existência do clube das mães ou outras organizações na região”, afirma Karina Santiago.

As atividades acerca da Economia Solidária irão continuar nas oficinas do Ponto de Cultura Pixaim, as próximas missões das alunas é pensar na estruturação do salão de beleza comunitário e o salão itinerante nas feiras livres.

O Ponto de Cultura Pixaim é uma ação do núcleo de mulheres, Maria Maria, da Central Única das Favelas (CUFA),que tem por objetivo proporcionar a elevação da autoestima e a valorização da estética da mulher negra.


Informações: 36651064

Nenhum comentário:

Postar um comentário