quarta-feira, 26 de maio de 2010

Escola Aberta para o Projeto Pixaim

Programa Escola Aberta da Escola Pe. Ernesto Camilo Barreto recebe o Projeto Pixaim com grande festa

Por Fernanda Quevedo




Grupo de dança da Escola Pe. Camilo Barreto

No ultimo sábado, a Caravana Pixaim esteve na belíssima escola Padre Ernesto Camilo Barreto, onde aos sábados acontecem as atividades do Programa Escola Aberta. Neste dia, a escola se preparou para receber o Projeto Pixaim, professores, alunos e a comunidade do Jardim Paulista que compareceu em peso, e juntos realizaram uma brilhante festa.

Foram realizados desfiles, apresentações de dança, sorteios de presentes para as mães, doação do livro “Cabelo Ruim?” e o espetáculo teatral de mesmo título, apresentado pelo Grupo Tibanaré. A escola tem várias características peculiares, dentre elas, e é o que destaca a engajada Diretora Leuza Gomes Oliveira do Carmo, que atua na área há trinta anos: “A maioria dos alunos da escola é negra, e nem todos sabem disso. Por isso, trabalhamos a diversidade cultural de varias formas, para mudar a mentalidade dos alunos”.



Neusa Baptista entregando o livro "Cabelo Ruim" para diretora da escola Leuza Gomes

A diretora demonstra muito amor pelo que faz: “Já poderia ter me aposentado, mas continuo aqui, pois ainda temos muito trabalho pela frente. Minha família reclama que dou mais atenção à escola do que a eles. Porém, trabalhamos para que as pessoas, os nossos alunos possam entender que não são só as pessoas brancas que são bonitas. Cada um de nós tem uma beleza diferente e por isso o Projeto Pixaim dá certo com a nossa escola”.

A Escola Padre Ernesto demonstrou a importância da escola para a comunidade, não apenas como um espaço de aprendizado em sala de aula, mas de convivência e troca de informações e experiências cotidianas. Era evidente a alegria e o contentamento de mães, alunos, professores e outras pessoas da comunidade em estar ali, se divertindo e aprendendo.




A professora Lindomar de Brito e a sua filha


A Caravana Pixaim é capitaneada pelo núcleo Maria Maria da CUFA MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) e é patrocinado pelo Grupo André Maggi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário