quarta-feira, 26 de maio de 2010

Projeto Pixaim é ferramenta para discutir direitos humanos nas escolas

Caravana Pixaim visita a escola Estadual Pascoal Moreira Cabral e a direção alerta sobre a questão do racismo e homossexualidade entre jovens e crianças

Por Fernanda Quevedo



Mãe com trança "tiara" e alunas da Escola Pascoal Moreira Cabral


A Caravana Pixaim chega ao seu terceiro dia na Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral localizada no Bairro Jardim Universitário. A escola possui mais de seiscentos alunos de diversos bairros periféricos da localidade. Os adolescentes, como gostam de ser chamados participaram da peça teatral “Cabelo Ruim?” do Grupo Tibanaré, com muita atenção, palmas e principalmente gargalhadas. Mais uma vez a personagem Ritinha foi o destaque para o público.

O diretor da escola, Edimar Pereira muito querido pelos alunos, falou sobre a importância da passagem da Caravana pela escola: “Aqui, dentre as principais dificuldades esta a questão do racismo em especial aos alunos que negros e homossexuais o que aumenta ainda mais o preconceito. Já trabalhamos o viés da Lei 10.634 bem antes de ser lei, pois defender os direitos humanos é uma questão de necessidade nas escolas”.


Guilherme Costa do Programa Escola Aberta (Seduc), Neusa Baptista e o diretor da Escola Edimar Pereira


Além disso, o diretor afirma que o projeto veio a “calhar” uma vez que a Africanidade é um assunto do cotidiano dos alunos. Desde que dois alunos foram vitimas de racismo dentro da escola, a discussão como ferramenta teve de se tornar cotidiana. “Casar a discussão da Africanidade, da homossexualidade, com o Pixaim é uma das nossas ferramentas. Aproveitamos ainda o fato da Copa ser realizada na África pegando gancho na discussão”.

Guilherme Costa, historiador e coordenador do Programa Escola Aberta da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), a principal dificuldade da escola é a dificuldade para a adequação do espaço, uma vez que o espaço é um centro comunitário e a nova sede esta sendo construída próxima a base de segurança comunitária do bairro. “Mesmo assim a escola tem feito uma bom trabalho de conscientização com os alunos”, afirma Guilherme.

A Caravana do Projeto Pixaim esta passando por dez escolas de Cuiabá, segue para dez escolas de Várzea Grande, e depois começará a circular o interior do estado, começando pelo município de Peixoto de Azevedo no dia 7 de junho.Hoje a Caravana esta na Escola Padre Ernesto Camilo, no Bairro Jardim Paulista, onde uma grande festa em comemoração ao dia das Mães esta sendo realizada. Na segunda-feira (10/05), a caravana estará na Escola Vera Pereira do Nascimento no Bairro Grande Terceiro.


Mais fotos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário