quarta-feira, 23 de junho de 2010

Com Caravana Pixaim, CUFA estimula a promoção da igualdade racial

O Projeto já percorreu três municípios nesta semana, e amanhã segue para Dom Aquino

Por Fernanda Quevedo

Apresentação da peça Cabelo Ruim? em Jaciara

A Caravana Pixaim segue com a incansável viagem pelo interior do Estado. Já são 8 cidades visitadas, mais de 9 mil pessoas atendidas e um monte de histórias para contar. A Caravana esteve ontem (23) em Jaciara onde foi muito bem recebida pela escola CEJA Marechal Rondon e hoje pela manhã (24) esteve na escola estadual Silvestre Gomes Jardim. A Caravana Pixaim é um projeto da CUFA – MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso), que conta com o apoio do Grupo Andre Maggi para o lançamento e distribuição da segunda edição do livro `Cabelo Ruim?` de Neusa Baptista, circulação da Peça teatral homônima encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro, incentivo a leitura bem como o estimulo a produção cultural local.

Em Jaciara, cerca de 400 alunos participaram da ação. Destes, 110 estavam interessados em aprender a fazer os mais diversos tipos de trança. É o que confirma a trançadeira Eidiane Gandara, que foi aluna do Ponto de Cultura Pixam, e agora esta circulando junto a Caravana: “Ainda fico um pouco assustada coma quantidade de gente que quer aprender a trançar, mas o que me motiva é o interesse e a curiosidade das pessoas. Isso estimula qualquer pessoa que esta começando a trabalhar. Lá em Juscimeira senti a mesma coisa, a tranca como fonte de geração de renda, e também o lado cultural e estético da coisa, é do interesse de todo mundo”, orgulha-se a trançadeira.

Oficina de trança em Jaciara

Hoje (24), a Caravana Pixaim começou suas atividades por volta das 9 horas na escola estadual Silvestre Gomes Jardim. Lá, o que mais chamou a atenção das crianças e adolescentes, foi à peça teatral. A escola possui um trabalho fortíssimo acerca da Lei 10.639/03 e por toda a escola era possível perceber cartazes de trabalhos realizados em sala de aulas, que mostravam as pesquisas dos alunos sobre diversos assuntos tais como, culinária, estética e historia áfrica, estética negra e muitos cartazes valorizando a beleza negra. Vários eram os cartazes contando a história de grandes líderes negros como Nelson Mandela e Zumbi dos Palmares. Havia também um cartaz que explicava o que é a organização CUFA.

A diretora da escola, Maria Gomes de Moraes afirma que todo o trabalho gira em torno da valorização da cultura: “O nosso trabalho esta voltado para mostrar aos alunos que não existe cultura superior, e que todas devem ser valorizadas”. Já Margarida Araci, coordenadora pedagógica da SEDUC – MT (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso), comenta sobre o trabalho da CUFA: “Esse projeto veio somar com os nossos esforços no trabalho para com a igualdade racial, e fizemos questão de escolher esta escola por estar localizada na periferia de Rondonópolis".


Agora à tarde, a Caravana Pixaim realizou uma oficina de leitura na Casa Mággica, que é uma instituição que realiza trabalhos sócios culturais para 150 crianças das periferias de Rondonópolis. Em seguida a peca “Cabelo Ruim?” foi apresentada na empresa do Grupo André Maggi, onde as crianças da instituição e funcionários da empresa que patrocina a Caravana, puderam ver de perto as ações do projeto.

Amanhã a Caravana Pixaim finaliza as ações da semana no município de Dom Aquino.

Mais fotos:


Oficina de leitura na Casa Maggica em Rondonópolis


Alunas da Escola Silvestre Gomes Jardim - Roo

Apresentação da peça Cabelo Ruim? no Auditório do Grupo André Maggi

+Siga o Projeto @Pixa_im e acompanhe a cobertura da Caravana Pixaim em tempo real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário