sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Caravana Pixaim discute as diversidades Culturais no Nortão de Mato Grosso

A passagem pelas cidades de Sinop e Sorriso foi marcada pela interação de alunos da rede municipal e estadual de ensino

Por Ederson Déka


Público atento a apresentação da peça Teatral "Cabelo Ruim?"

“A experiência da Caravana Pixaim nas cidades de Sorriso e Sinop nos mostrou que a diversidade cultural é possível, pois as duas cidades possuem marcas culturais do Sul do Brasil. E a proposta pedagógica da Caravana é aproximar todas as manifestações e possibilitar um diálogo produtivo, pois a Cultura é o caminho para discutir todos os preconceitos desde étnicos, sociais e até políticos”, enfatiza Neusa Baptista coordenadora da Caravana Pixaim.

A ação foi realizada na Escola Estadual Ignácio Schevinski, em Sorriso, no dia 04/08, e na Escola Estadual São Vicente de Paula, na cidade de Sinop, no dia 05, onde desenvolveu suas atividades, contando também com a participação de oito escolas da rede municipal de ensino, totalizando 1.500 participantes. As atividades compreenderam a doação de 100 exemplares do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, para cada uma das duas cidades, apresentação da peça teatral homônima e também as oficinas de trança Afro e Leitura.

Grupo de capoeira ACALF em apresentação na Escola Estadual Ignácio Schevinski

Na Escola Estadual Ignácio Schevinski, a peça teatral “Cabelo Ruim?” chamou a atenção de alunos e professores para a discussão sobre o preconceito. A participação dos alunos foi expressiva, pois dialogaram com as personagens Bia,Ritinha e Tatá, interpretada por Hendy Assumpção, atriz da companhia de Teatro Tibanaré.

“A presença da Caravana Pixaim na escola Ignácio foi um presente, pois ela retratou nossa realidade, pois nossa clientela é miscigenada. Dessa forma, a Caravana contribuiu não apenas para discutir os preconceitos, mas também para apresentar a riqueza da cultura afro, pois muitos alunos negros não aceitam sua própria origem e, além disso, a peça ‘Cabelo Ruim? ’”,demonstrou o quanto é importante se aceitar e aceitar o outro", destacou o Coordenador Zeferino Junior (30).

Apresentação de Maculelê

Já na Escola Estadual São Vicente de Paula, em Sinop, a Caravana Pixaim foi recebida com muita expectativa. Participaram da ação nesse espaço as escolas municipais Armando Dias, Maria Aparecida Amaro de Souza, Jardim Umuarama II, Bom Jardim, Uilibaldo Vieira Gobbo, Brasiliano do Carmo de Jesus, Thiago Aranda Martin, Belo Ramo e Menino Jesus, além dos coordenadores da CUFA de Sinop e do Ponto de Cultura Juventude Sinopense Ativa. As escolas trouxeram para o evento apresentações de dança afro e de Maculelê, que foram muito aplaudidas por todos.

Oficinas da Caravana Pixaim

Nas duas cidades visitadas as oficinas da Caravana Pixaim foram realizadas no período vespertino. Em Sorriso os adolescentes puderam conhecer as tranças afro com a aluna do Ponto de Cultura Pixaim, Lorraine Aparecida (19) . Em sua primeira experiência como oficineira, ela se mostrou animada e participativa. "Ter uma oportunidade de viajar para outro município apresentar o que aprendi é o máximo”, comentou ela.

Alunos das escolas municipais e estaduais esperando o início da peça Teatral "Cabelo Ruim?"

“Gostei muito da oficina de trança, já sabia trançar, mas não os modelos apresentados aqui, eu tenho muita facilidade e pude ver que não era tão difícil, pois segui as orientações da oficineira e consegui trançar. Quando terminei e vi o resultado final fiquei impressionada. Agora vou aprofundar no que aprendi", relata a estudante Romária Paiva Costa (18), moradora da cidade de Sorriso.

Outra adolescente a manifestar esse sentimento foi à estudante Elizangela da Silva (17), moradora da cidade de Sinop: “Estava receosa em participar, pois não tinha conseguido trançar nenhum cabelo, mas então a instrutora da oficina me apresentou uma menina que sofria preconceito em relação à qualidade do cabelo. Então, fiquei animada e consegui fazer uma trança 'zig-zag’, foi a primeira vez que trancei”.


Alunos e alunas da Escola Ignácio Schevinski ,em Sorriso, na Oficina de trança afro

As oficinas de leitura foram produtivas, o destaque foi na cidade de Sinop, onde as turmas tiveram que ser divididas em quatro salas de aula com 50 participantes cada. "Pude perceber o quanto foi importante participar, pois a leitura não compreende idade e sim é o caminho para aprendizagem, foi gratificante”, argumenta a aluna do Ensino Médio da escola São Vicente de Paula em Sinop, Natália Pilar Reis Cardoso (16).

Neusa Baptista na Oficina de leitura com alunos das escolas municipais e estaduais na cidade de Sinop

“Na nossa região já aconteciam trabalhos esporádicos em relação ao assunto, mas a cidade possui uma diversidade étnica cultural muito grande, dessa forma, sentimos a necessidade de apresentar isso também para os professores da rede estadual de ensino para debater e discutir qualquer tipo de preconceito” reforça Luciana da Silva (33), professora e também membro do Movimento negro da cidade. Segundo ela, a presença da Caravana no município contribuiu com as discussões do grupo estudo da Lei 10.639, onde os professores membros debatem materiais específicos para desenvolver um bom trabalho e sua aplicação direta no contexto escolar.

No mês de Setembro a Caravana Pixaim segue para os municípios de Nobres (14/09), Rosário Oeste (15/09), Jangada (16/09) e Acorizal (17/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário