quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Intervenção do Ponto de Cultura Pixaim na Creche Lais Amicucci

Alunas da oficina de trança afro do Ponto de Cultura Pixaim tiveram a oportunidade de demonstrar sua versatilidade criativa

Por Ederson Déka


"A proposta do Ponto de Cultura Pixaim (CUFA-MT) é promover o protagonismo por onde passa. Ações como essa realizada na Creche Municipal Lais Amicucci Soares Martins, do bairro Novo Milênio, fazem parte da dinâmica do projeto de interação social com a comunidade e, além disso, proporcionam para as participantes da oficina de trança a oportunidade de mostrar o que já aprenderam”, destacou Neusa Baptista, coordenadora do projeto Pixaim, da Central Única das Favelas cujas ações acontecem no Centro Esportivo e Cultural da CUFA-MT (CECC), no bairro São João Del Rei, em Cuiabá. Como parte das ações do Ponto de Cultura Pixaim, a CUFA-MT levou para a creche as alunas das oficinas de tranças afro realizadas no CECC para trançar a comunidade gratuitamente.

Os trabalhos na Creche Municipal foram realizados na última terça-feira. Participaram dessa intervenção as alunas da oficina de trança do Ponto de Cultura Pixaim, com a orientação de Delânia Neris, monitora da oficina de tranças.

Alunas do Ponto de Cultura Pixaim trançando o cabelo das crianças da Creche Lais Amicucci

“Eu estou achando muito importante a nossa participação em ações fora do espaço onde acontece a oficina. No local onde moro não consigo trançar o cabelo de ninguém, pois na vizinhança a maioria é homem. Na creche está sendo diferente, além do cabelo das crianças as mães podem ter os cabelos trançados. Deveríamos sempre ir onde o povo está, pois só praticando todos os dias que desenvolveremos muito mais nossa habilidade em trançar”,comentou a aluna da oficina de trança Ana Paula Teotônio (25), estudante e moradora do bairro São João Del Rei.

As alunas da oficina de trança puderam mostrar seu aprendizado tanto no cabelo das crianças como no de adultos. A estudante Roseli de Jesus (25), moradora do bairro Jardim Fortaleza, disse que já sabia trançar, pois observava atenta uma vizinha trançando cabelos diversos. “Fui convidada por uma colega para conhecer a oficina, percebi que poderia conhecer melhor esse universo profissional, pois agora sei que é uma área rentável vou me dedicar cada vez mais”, reforçou Roseli.

Ana Paula Teotônio ,aluna do Ponto de Cultura Pixaim,atenta no trabalho com as tranças

“Na atividade a presença das mães foi tímida. Acho que deveríamos propor uma atividade aos sábados ou até mesmo no domingo, pois muitas afirmam ter vontade de participar, mas trabalham no horário que acontecem essas ações”, afirmou a diretora da creche Rose Cléia Aparecida dos Santos (43), educadora e moradora do bairro Novo Milênio.

O Ponto de Cultura Pixaim é focado na valorização do patrimônio imaterial da mulher negra, acesso e fruição de bens culturais sociais bem como o incentivo à leitura. Também é focado na formação profissional e nos preceitos da Economia Solidária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário