segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Oficina de bonecas começa nova turma esta semana

O Ponto de Cultura Pixaim dá seguimento aos seus trabalhos e abre inscrições para formar novas profissionais


Por Neusa Baptista



Começa neste dia 18 (quarta-feira), a nova turma da oficina de bonecas oferecida pelo Ponto de Cultura Pixaim, ação integrante do Projeto Pixaim, coordenado pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT).

Na oficina, as alunas aprendem a confeccionar um tipo diferenciado de boneca, que traz em seu conceito a valorização da estética negra, uma forma de se contrapor aos modelos padrão de beleza usualmente apresentados às crianças. “Além disso, esta é uma proposta de geração de renda para estas mulheres, muitas das quais estão desempregadas ou são donas de casa e querem algo novo para suas vidas. Estamos trabalhando dentro do conceito da Economia Solidária, o qual preconiza o comércio igualitário, o preço justo”, comentou uma das coordenadoras do Projeto, Neusa Baptista.


Na última semana, três novas alunas do curso se formaram e devem integrar o núcleo de artesãs do Ponto de Cultura Pixaim, que já está em funcionamento. Por meio do núcleo, está sendo montado um ateliê, o qual vai atender à demanda existente por bonecas negras e outros acessórios. “Este curso vai me ajudar a dar continuidade ao trabalho que já desenvolvo com meus alunos, onde dialogo sobre questões como o preconceito racial com o uso do livro ‘A boneca preta’. Vou continuar a vir para aprender a fazer outros tipos de bonecas para ensinar aos alunos”, comentou a professora Erika de Souza Luz, moradora do bairro Osmar Cabral.

A aposentada Vanilda Pereira Souza está animada a dar continuidade à sua formação, pois já fez vários cursos, entre eles E.V.A., tricô, crochê e pintura em tecido. Porém, com o tempo, os conhecimentos adquiridos foram se perdendo. “Quero continuar para não esquecer como se faz bonecas. Tenho em casa muitos retalhos, que vou usar para fazê-las”, disse ela, que vive no bairro São João Del Rei.

As oficinas de bonecas negras acontecem às quartas-feiras e sextas-feiras, das 14h às 17 h.

Mais informações: 3665 1064.

Um comentário:

  1. Olá, amei o trabalho de vcs? Vendem as bonecas? Qual valor? Conheçam meu trabalho, ainda não consegui desenvolver nada por aqui , mas pretendo começar : tenho um grupo de mulheres interessadas . Visitem meu blog!
    http://www.flickr.com/photos/bonecas_eva/

    ResponderExcluir