quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caravana Pixaim abrindo trilhas pelo estado de Mato Grosso

Com o compromisso de apresentar e divulgar as potencialidades tanto culturais como artísticas da cada região mato-grossense o projeto continua na estrada

Por Ederson Déka

Lorraine Costa formada nas oficinas de trança do Ponto de Cultura Pixaim ministrando oficina de trança

As trilhas são sinuosas, mas a Caravana Pixaim (CUFA-MT) continua sua jornada por terras mato-grossenses, apresentando o valor e o potencial da cultura afro-brasileira. E é com esse compromisso que a Caravana estará no mês de outubro nas cidades Tangará da Serra (4), Barra do Bugres (5) e Nobres (6), uma das rotas do turismo do Estado.

A Caravana Pixaim é um projeto do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT, ação que este ano visitará 30 municípios do Estado. A ação compreende o lançamento e a distribuição de quatro mil exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, e apresentação da peça teatral homônima, que é encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro. São oferecidas também oficinas de leitura e de trança afro nas escolas visitadas. Toda a ação e viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi.


Adolescente participando da oficina de trança oferecida pela Caravana Pixaim

Na cidade de Diamantino, em que a Caravana se fez presente no dia 14 de setembro, foi recebida com muita expectativa. “Este trabalho é diferente de apresentar uma dança afro, por exemplo. Aqui se fala de tomada de consciência, de conscientização. Oxalá este projeto continue adiante, pois discutir a cultura afro nas escolas é essencial”, comentou Maria Rosa Lima, coordenadora Grupo de União e Consciência Negra (Grucon) do município.

“Nossa passagem por esta cidade reforçou ainda mais a proposta pedagógica da Caravana Pixaim, pois acreditamos que um trabalho bem direcionado pode quebrar alguns estereótipos quanto à implementação da Lei 10.639/03 da obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira nas escolas, mas queremos ir além, ou seja, propor discussões sobre a invisibilidade do negro e sua contribuição para o crescimento do nosso país”, ressaltou uma das coordenadoras da Caravana, Neusa Baptista.

Além das cidades já citadas, a Caravana Pixaim fecha a sua viagem neste mês de outubro visitando as cidades de Mirassol do Oeste (18) e São José dos Quatro Marcos (19).


Acompanhe a cobertura ao vivo pelos Twitters @pixa_im e @cufamatogrosso.

Um comentário:

  1. foi muito boa as viagem com a caravana,
    é tão bom ensinar o que aprendi, para outras
    pessoas, é muito gratificante. Creio que deixei varias sementinhas por onde passei com a caravana.
    Foi muito bom valeu pela oportunidade.
    Lorraine Costa

    ResponderExcluir