sábado, 16 de outubro de 2010

Pixaim: Trupe visita mais duas cidades na próxima semana

Agora é a vez de São José dos Quatro Marcos e Mirassol D'Oeste receberem o projeto


Por Ederson Déka

Alunos da Escola Julio Müller,em Barra do Bugres a espera da apresentação da peça teatral "Cabelo Ruim?"

As andanças da Caravana Pixaim estão a todo vapor. Desta vez ela, estacionará nas cidades de São José dos Quatro Marcos (21) na Escola Estadual Zeferino José de Matos, e em Mirassol D'Oeste (22), na Escola Estadual Benedito Cesarino Cruz.

A Caravana Pixaim é um projeto do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT, ação que este ano visitará 30 municípios do Estado. A ação compreende o lançamento e a distribuição de quatro mil exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, e apresentação da peça teatral homônima, que é encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro.

São oferecidas também oficinas de leitura e de trança afro nas escolas visitadas. Toda a ação e viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi.

O projeto esteve neste mês nas cidades de Tangará da Serra, Barra do Bugres e Nobres, uma das rotas do turismo do Estado.Segundo Neusa Baptista, uma das coordenadoras da Caravana, “a passagem por essas cidades reforça a necessidade de levar, ainda mais, a discussão sobre o preconceito racial para dentro da sala de aula, quebrar tabus e assumir as contradições. Nosso objetivo é contribuir para que isso aconteça”.

Nas escolas que serão visitadas nos dias 21 e 22 a expectativa é grande. “Já confirmamos a presença de um grupo que irá apresentar uma dança folclórica, antes da apresentação da peça teatral 'Cabelo Ruim?'. Esta é uma oportunidade de divulgar a cultura local”, comenta Maria de Lurdes, assessora pedagógica de Mirassol D'Oeste.


A Caravana Pixaim já passou por 21 cidades mato-grossenses, incluindo Cuiabá e Várzea Grande, onde as atividades começaram em maio deste ano. E no mês de novembro ela segue para os municípios de Jangada, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Primavera do Leste e Barra do Garças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário